Chamadas
Receita libera 5º e último lote da restituição do IR 2023 nesta sexta-feira
A Receita Federal paga, nesta sexta-feira (29), o quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2023 a 1.261.100 contribuintes. O crédito bancário tem valor total de RS 1,96 bilhão.
A maioria dos contribuintes que receberão valores neste lote, cerca de 1 milhão, não faz parte de nenhum grupo prioritário, dando sequência ao volume que foi iniciado no terceiro lote.
Leia também: IR 2023: Valor pago no 5º lote de restituição terá correção de 4,28% pela Selic; Saiba quem recebe
Confira os prioritários:
- 7.402 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 57.572 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
- 6.847 contribuintes com deficiência física/mental ou moléstia grave;
- 19.864 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério; e
- 141.577 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix.
- 1.027.838 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 15 de setembro de 2023
O valor depositado no 5º lote terá correção de 4,28%, ao considerar a taxa básica de juros, Selic, acumulada a partir do mês seguinte após o prazo final da entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, acrescida de 1% [da Selic] no mês do depósito.
Como receber o valor da restituição?
O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix CPF. Se o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores, em seu nome, pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deve requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos – Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Como saber se receberei os valores?
Para confirmar se foi contemplado, o contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
Se a informação que aparecer for “em fila de restituição”, significa que o contribuinte está no aguardo dos recursos. Para aqueles que se depararem com esta mensagem, é provável que ainda não vão receber o dinheiro.
Por outro lado, quando aparecer uma mensagem relacionada com “enviado crédito para o banco” significa que o contribuinte foi contemplado.
Quem for contemplado no quinto lote de restituição vai encontrar a informação de forma objetiva na página, indicando que o dinheiro estará disponível no dia 29 de setembro — além da informação mencionada acima.
Leia também: 5º lote de Restituição do Imposto de Renda: Como saber se estou no último lote?
E se eu não receber os valores?
O contribuinte, que aguardava a restituição e não recebeu os valores hoje, terá de fazer uma conferência minusiosa para entender se sua declaração está retida em malha.
Erros e inconsistências na declaração podem gerar multas e, no limite, as fraudes podem até mesmo levar o contribuinte a ser indiciado por crime tributário.
Fone: InfoMoney
-
Reforma Tributária4 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade5 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda4 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
MEI4 dias agoPlano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
-
INSS4 dias agoVocê conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
-
Reforma Tributária5 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT5 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
CLT4 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.