Se você, contribuinte, caiu na malha fina do Imposto de Renda 2024 e acertou sua situação, saiba que a Receita Federal vai liberar nesta quinta-feira, dia 24, a partir das 10h, a consulta ao 1° lote residual do IR. O crédito bancário das 264.602 restituições cairá na conta no próximo dia 31 de outubro, no valor total de R$ 700 milhões.
Os lotes residuais incluem os contribuintes que caíram na malha fina, mas que já regularizaram a sua situação junto à Receita Federal. Desse modo, é possível ter acesso aos valores.
Do total, R$ 373,5 milhões referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade no recebimento. Veja abaixo.
Outros 53.433 contribuintes que recebem a restituição neste lote não são prioritários. Por fim, 11.360 restituições são contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS).
Vale ressaltar que os valores vão direto para conta indicada por cada contribuinte na declaração do Imposto de Renda.
A consulta à restituição pode ser feita no site receita.fazenda.gov.br e no Portal e-CAC e será liberada a partir das 10h desta quinta-feira, dia 24. Veja como realizar o procedimento a seguir:
A restituição cai em depósito direto na conta bancária que consta na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.
Se, por algum motivo, o crédito não ocorreu, como no caso de conta que esteja desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil – BB.
Nesse caso, a pessoa pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O MEI pode economizar até 40% em comparação com a contratação como pessoa física
Trata-se de um processo de identificar e atribuir a cada produto um código numérico padronizado,…
Trabalhadores podem procurar as Superintendências de Trabalho para efetuar a reclamação por atraso no pagamento…
Funcionalidade estará disponível ao público em fevereiro
Confira a agenda tributária de dezembro e evite problemas com o Fisco
O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da…