Connect with us

Receita Federal

Receita nega vigilância sobre transações Pix e esclarece atuação contra fraudes

Órgão diz que não há qualquer tipo de vigilância sobre operações individuais feitas por meio de pix ou outros sistemas de pagamento

Autor: Ana Luzia Rodrigues

Publicado em

Receita nega vigilância sobre transações Pix e esclarece atuação contra fraudes

A Receita Federal voltou a desmentir uma Fake News que circula nas redes sociais afirmando que o órgão estaria monitorando transações realizadas por Pix. Segundo o comunicado, divulgado em seu site, não há qualquer tipo de vigilância sobre operações individuais feitas por meio desse ou de outros sistemas de pagamento.

O boato, que reaparece com frequência, tem como pano de fundo a atuação da Receita no combate à criminalidade financeira. No entanto, o órgão esclarece que não recebe informações sobre valores, origem ou destino de recursos, nem sobre o tipo de transação realizada — seja Pix, TED, DOC ou depósito.

De acordo com a Receita, o objetivo das medidas voltadas às fintechs é garantir que essas instituições sigam as mesmas regras de transparência e controle já aplicadas aos bancos tradicionais, reforçando o combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento de atividades ilícitas.

A disseminação de desinformação, alerta o órgão, beneficia diretamente grupos criminosos, como os identificados na Operação Carbono Oculto e em seus desdobramentos, que utilizavam empresas de fachada e movimentações financeiras irregulares para ocultar recursos.

Fonte: Comunicação Fenacon

Curso de Recuperação do Simples Nacional:

Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias! 

Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional 

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil