Imposto de Renda
Receita paga HOJE o 1° e maior lote do IR 2025!! Veja como consultar!
Ao todo, mais de 6,2 milhões de contribuintes serão contemplados, com um valor total de crédito de R$ 11 bilhões.
A Receita paga HOJE, dia 30, o 1° lote de restituição do IRPF 2025. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores. O crédito bancário vai para as 6.257.108 restituições, no valor total de R$ 11 bilhões.
Vale lembrar que, para consultar a restituição pelo site da Receita Federal, o contribuinte precisa ter um login gov.br (site do governo federal), o que pode ser feito utilizando CPF ou dados bancários.
Veja como consultar se seu nome está neste lote.
Datas e regras da restituição do IR 2025
Os valores são liberados em cinco lotes, sempre no final do mês. Neste ano, os depósitos serão realizados até 30 de setembro. Veja as datas de cada lote abaixo:
- 1° lote: 30 de maio;
- 2° lote: 30 de junho;
- 3° lote: 31 de julho;
- 4° lote: 20 de agosto;
- 5° lote: 30 de setembro.
Não é possível saber em qual lote específico cada contribuinte vai receber. O valor estimado, no entanto, é informado automaticamente no momento do envio da declaração pelo programa da Receita Federal com base nos dados preenchidos.
Participe do Portal Nacional da Reforma Tributária: Acesse em
Como consultar se está neste lote
A informação sobre a situação é atualizada mensalmente. Basta acessar a página da Receita na internet, clicar na página “Meu Imposto de Renda” e em seguida entrar em “Consultar a Restituição”. O status “em fila de restituição” indica que a restituição foi confirmada e o valor será liberado em um dos lotes.
A consulta também pode ocorrer pelo site da Receita Federal, pelo Centro de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda. Contudo, a consulta só fica disponível após enviar a declaração e ser confirmada pela Receita.
Terão preferência no recebimento os contribuintes com mais de 80 anos. Em seguida, estão os idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência, portadores de doença grave, trabalhadores cuja principal fonte de renda seja o magistério, e também quem escolheu o formulário pré-preenchido ou optou por restituição via Pix.
Leia também:
- Receita Federal alerta contribuintes para novo golpe
- Outubro das PMEs: 3 em cada 4 novos negócios nascem pequenos e já digitais
- Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
- Estudo da Thomson Reuters aponta tecnologia e parceiros especializados como fatores decisivos para o sucesso na reforma tributária
- Especialistas em Revisão Tributária Buscam Parceiros
O que é restituição do Imposto de Renda?
A restituição do Imposto de Renda é o dinheiro que a Receita Federal devolve ao contribuinte que paga mais tributo do que precisa. Este acerto de contas acontece depois do envio da declaração anual.
A devolução dos valores acontece porque o contribuinte paga a antecipação do imposto ao longo do ano. É o caso do desconto na folha de pagamento para quem trabalha com carteira assinada.
Ao informar o volume de receitas e despesas dedutíveis e cruzar as informações, a Receita Federal pode entender que o contribuinte pagou uma quantia de imposto ao longo do ano acima do que realmente precisava, ou seja, um valor de restituição.
Curso de Recuperação do Simples Nacional. Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias!
Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional Curso de Recuperação do Simples Nacional
-
Contabilidade2 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional2 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Contabilidade20 horas ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios2 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
INSS2 dias ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS
-
Contabilidade3 dias ago
Contabilidade: 2 obrigações vencem essa semana. Atente aos prazos!
-
Fique Sabendo3 dias ago
Pix automático passa a valer. Veja como funciona
-
Receita Federal15 horas ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço