A Receita Federal (RFB) dá prosseguimento aos lotes residuais do Imposto de Renda 2023. Em outubro, ocorreu o pagamento do 1° lote. Agora, o 2° lote tem perspectiva de pagamento no próximo dia 30 de novembro.
Os lotes residuais incluem os contribuintes que caíram na malha fina, mas que já regularizaram a sua situação junto à Receita Federal. Desse modo, é possível ter acesso aos valores.
O número de contribuintes e o montante a liberar neste lote ainda não foram divulgados pela Receita Federal. Todavia, a expectativa é que no próximo dia 30 estejam disponíveis.
Vale ressaltar que os valores vão direto para conta indicada por cada contribuinte na declaração do Imposto de Renda. Além disso, o valor cai de forma corrigida, segundo a taxa Selic.
Leia também: Receita Abre Consulta Para O Lote Residual Do Imposto De Renda
A consulta à restituição pode ser feita no site receita.fazenda.gov.br e no Portal e-CAC. Veja como realizar o procedimento a seguir:
Leia também: Tenho Que Declarar O Saque Do FGTS No Imposto De Renda?
Caso o crédito não ocorra, na hipótese de o contribuinte ainda estar na malha fina, a quantia ficará disponível para saque por até um ano no Banco do Brasil.
Assim, bastará reagendar a liberação dos valores através da Central de relacionamento do banco, pelos números 4004-0001 para capitais ou 0800-729-0001 para demais localidades.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O adiamento significa que notas fiscais emitidas a partir de janeiro de 2026 não serão…
Na última segunda-feira (1) o Banco Central lançou o BC Protege+, serviço gratuito que permite…
Mensagens exigindo pressa e prazos de minutos são sinal de golpe: a Receita Federal nunca…
Sistema foi totalmente remodelado para oferecer mais segurança, controle e transparência
Nesta segunda-feira (1) o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma nova resolução que muda…
O MEI pode economizar até 40% em comparação com a contratação como pessoa física