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Rede X volta a funcionar no Brasil após liberação de Alexandre de Moraes

Autor: Ana Luzia Rodrigues

Publicado em

A rede social X (antigo Twitter) voltou a funcionar na noite de terça-feira, dia 8, após ficar mais de um mês fora do ar. Em decisão, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes indicou que todas as exigências foram cumpridas para o retorno da plataforma.

A rede de Elon Musk havia sido bloqueada no país no final de agosto por descumprir decisões judiciais. No dia 17 daquele mês, a empresa fechou o escritório no Brasil e ficou sem representante legal por aqui — uma das exigências para que a plataforma voltasse ao ar era a indicação de um novo responsável. 

O pagamento de multas milionárias devidas pela rede e o bloqueio de perfis de investigados em inquéritos do STF também eram requisitos.

No último dia 20, o X indicou nova representante legal. Já o valor de 28,6 milhões de reais foi pago na semana passada, mas em uma conta que, segundo Moraes, estava incorreta. 

O montante foi então transferido para a conta certa nesta segunda-feira, 7, e, nesta terça, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestou a favor do desbloqueio da rede. 

Na tarde desta terça, após verificação do cumprimento de todos os requisitos, Moraes autorizou o desbloqueio e deu prazo de 24 horas para a Anatel tomar as medidas para o retorno. A volta não é automática e nem uniforme e depende das provedores de internet para se concretizar. Segundo a Anatel, há mais de 20 mil operadoras no país. 

X comemora volta

A empresa comemorou a retomada da operação no Brasil. Em postagem na própria plataforma diz: “O X tem orgulho de estar de volta ao Brasil. Proporcionar a dezenas de milhões de brasileiros acesso à nossa plataforma indispensável foi prioridade durante todo este processo. Continuaremos a defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei, em todos os lugares onde operamos”, afirma o comunicado.

O X tem no Brasil cerca de 22 milhões de usuários, aproximadamente 9 milhões deles ativos mensais no Brasil. Durante o período de bloqueio, outras redes sociais, como a BlueSky, ganharam projeção e novos perfis. A BlueSky incrementou 2 milhões de novos usuários em apenas uma semana.

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

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