Rede X volta a funcionar no Brasil após liberação de Alexandre de Moraes

A rede social X (antigo Twitter) voltou a funcionar na noite de terça-feira, dia 8, após ficar mais de um mês fora do ar. Em decisão, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes indicou que todas as exigências foram cumpridas para o retorno da plataforma.

A rede de Elon Musk havia sido bloqueada no país no final de agosto por descumprir decisões judiciais. No dia 17 daquele mês, a empresa fechou o escritório no Brasil e ficou sem representante legal por aqui — uma das exigências para que a plataforma voltasse ao ar era a indicação de um novo responsável. 

O pagamento de multas milionárias devidas pela rede e o bloqueio de perfis de investigados em inquéritos do STF também eram requisitos.

No último dia 20, o X indicou nova representante legal. Já o valor de 28,6 milhões de reais foi pago na semana passada, mas em uma conta que, segundo Moraes, estava incorreta. 

O montante foi então transferido para a conta certa nesta segunda-feira, 7, e, nesta terça, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestou a favor do desbloqueio da rede. 

Na tarde desta terça, após verificação do cumprimento de todos os requisitos, Moraes autorizou o desbloqueio e deu prazo de 24 horas para a Anatel tomar as medidas para o retorno. A volta não é automática e nem uniforme e depende das provedores de internet para se concretizar. Segundo a Anatel, há mais de 20 mil operadoras no país. 

X comemora volta

A empresa comemorou a retomada da operação no Brasil. Em postagem na própria plataforma diz: “O X tem orgulho de estar de volta ao Brasil. Proporcionar a dezenas de milhões de brasileiros acesso à nossa plataforma indispensável foi prioridade durante todo este processo. Continuaremos a defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei, em todos os lugares onde operamos”, afirma o comunicado.

O X tem no Brasil cerca de 22 milhões de usuários, aproximadamente 9 milhões deles ativos mensais no Brasil. Durante o período de bloqueio, outras redes sociais, como a BlueSky, ganharam projeção e novos perfis. A BlueSky incrementou 2 milhões de novos usuários em apenas uma semana.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

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