Reembolso do INSS / Imagem: Freepik
Aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos por parte de associações podem começar a ser ressarcidos ainda nessa semana. Segundo o Ministro da Previdência, quem formalizar a adesão ao acordo de ressarcimento até hoje (21) terá o pagamento efetuado a partir de quinta-feira (24).
O pagamento será feito de forma automática, em parcela única e diretamente na conta onde o beneficiário já recebe seu pagamento previdenciário. A adesão ao acordo, iniciada em 11 de julho, é gratuita e pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios. Lembrando que o prazo final para aderir é 14 de novembro, mas o governo tem incetivado que os beneficiários entrem o quanto antes para garantir prioridade nos lotes de pagamento.
O reembolso será realizado em etapas, por meio de repasses diários até que todos os beneficiários com direito recebam os valores devidos. Terão direito ao ressarcimento os aposentados e pensionistas que contestaram transferências feitas a associações e não obtiveram resposta dentro do prazo de 15 dias úteis.
O valor a ser devolvido será corrigido pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e pago em uma única parcela.
Para viabilizar os pagamentos, foi assinado uma Medida Provisória que abre crédito extraordinário de R$ 3,31 bilhões para o Ministério da Previdência Social. O acordo foi homologado pelo STF e envolveu diversos órgãos, como o INSS, a AGU, MPF, OAB, etc.
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…
O levantamento também revela os 10 produtos que mais despertam o interesse de compra dos…