Reestruturação: Yahoo anuncia demissão de 20% dos funcionários

O Yahoo anunciou a demissão de 20% dos funcionários para reestruturação, são no total 1.600 funcionários que vão ser cortados, mais uma empresa de tecnologia americana anunciando cortes.

Cálculos apontam que já foram demitidas 160 mil pessoas nas empresas de tecnologia nos Estados Unidos do ano passado, e quase 100 mil em 2023, isso somente em 1 mês e meio de 2023.

Essas empresas subiram muito, as suas ações também cresceram muito durante a pandemia com toda digitalização que aconteceu no mercado, porém, agora elas sentem o efeito oposto.

Os juros afetam muito as operações dessas empresas, com isso elas estão tendo que enxugar custos, no entanto, existe outro movimento que está chamando muita atenção.

Leia Também: Receita diária do Twitter caiu 40% após rompimento de contratos publicitários

Efeito Musk

Esse movimento é chamado no mercado de efeito Musk, que nada mais é que após fazerem os cortes as ações destas empresas estão subindo, 6% das empresas que cortaram funcionários sentiram esse efeito.

Essas empresas tomaram de exemplo, o Twitter que fez um grande corte de funcionários e depois a empresa continuou funcionando.

Ou seja, houve então essa percepção de que mesmo fazendo cortes, as empresas continuam funcionando, e com uma operação mais enxuta, elas tem a perspectiva de que darão mais resultados e consequentemente gerar mais lucros para os seus acionistas.

Essas empresas vem olhando para o mercado de outra forma, atualmente o mercado está extremamente imediatista, ou seja, o mercado observa muito estritamente a situação no presente.

Especialistas alegam que para o cenário imediato, a ação de fazer grandes cortes realmente irá gerar mais lucro, porém a longo prazo estudos mostram que não as empresa essa ação pode não ser tão positiva.

Leia Também: Disney: Maior grupo de entretenimento do mundo irá demitir 7 mil funcionários

Demissões na Disney

O grupo Disney, também anunciou que vai cortar empregos para reduzir custos, a empresa pretende fazer um corte de pelo menos 7 mil trabalhadores em todo mundo, com isso os custos diminuiriam em 5,5 bilhões de dólares convertendo para o real são 27 bilhões de reais.

Essa foi a primeira grande medida tomada pelo novo chefe que assumiu a empresa em novembro. O CEO da companhia diz que isso é extremamente importante para ajustar os negócios.

Ele também informou que vai fazer uma nova forma de administração, dividindo toda a companhia em três grupos distintos importantes. Essa é a terceira reestruturação da Disney em cinco anos, na tentativa de crescer no mercado do streaming.

No último trimestre da companhia o lucro foi de pouco mais de 1 bilhão de dólares, além disso o CEO da companhia disse ser preciso fazer essa espécie de reforma administrativa, redução dos custos e demissões porque o streaming continua sendo o calcanhar de aquiles da grande companhia.

Esther Vasconcelos

Recent Posts

Contabilidade de uma empresa: por onde começar?

Dicas básicas de como iniciar seu negócio de forma assertiva

43 minutos ago

Receita adia exigência do preenchimento de IBS/CBS para janeiro de 2026

O adiamento significa que notas fiscais emitidas a partir de janeiro de 2026 não serão…

2 horas ago

BC lança função que bloqueia abertura de contas sem autorização; veja como ativar

Na última segunda-feira (1) o Banco Central lançou o BC Protege+, serviço gratuito que permite…

2 horas ago

Golpes usam nome e CPF do contribuinte para simular cobranças da Receita

Mensagens exigindo pressa e prazos de minutos são sinal de golpe: a Receita Federal nunca…

2 horas ago

Receita disponibiliza nova versão do Sistema de Procurações Eletrônicas

Sistema foi totalmente remodelado para oferecer mais segurança, controle e transparência

3 horas ago

CNH mais barata e rápida: Entenda as novas regras do Contran

Nesta segunda-feira (1) o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma nova resolução que muda…

3 horas ago