Reforma da Previdência Não pode mais ser Adiada

O ex-presidente do Banco Central Arminio Fraga voltou a defender nesta quarta-feira (22) a urgência na aprovação da Reforma da Previdência. Porém, enfatizou que, sozinha, ela não resolve a crise fiscal do Brasil.

“A reforma da Previdência simboliza uma guinada importante no que tem sido um processo de deterioração fiscal de primeira ordem de grandeza, para não falar nas questões distributivas também. Então, é um sinal e isso criaria espaço para que as expectativas começassem a se reverter. Isso seria uma primeira grande reforma, mas certamente não resolve o problema”, afirmou.

Fraga participou da elaboração de uma das propostas de reforma da Previdência durante o governo Temer. Questionado sobre a possibilidade do Congresso apresentar novo texto para substituir o que foi entregue pelo presidente Jair Bolsonaro, o economista se mostrou favorável.

“Não imagino que vá surgir uma reforma totalmente diferente. Se for para aprimorar e fortalecer essa reforma, seria muito bom. Me parece que é isso o que eles pretendem”, disse Fraga ao falar com jornalistas no intervalo do Seminário de Metas para a Inflação promovido pelo Banco Central no Rio de Janeiro.

Durante sua apresentação no seminário, Fraga enfatizou que algumas projeções da economia brasileira consideram o cenário de aprovação das reformas. “O que existe sobre estabilidade financeira embutida nos preços do mercado, ao meu ver, já leva em conta algumas reformas”, pontuou.

Além da reforma previdenciária, Fraga destacou a urgência das reformas tributária, a autonomia do Banco Central e uma eventual reforma do Estado.

“Se as reformas não acontecerem rapidamente, que elas acabem acontecendo, porque os cenários sem as reformas são muito ruins”, reforçou aos jornalistas após o discurso.

Mudanças na Lei de Responsabilidade Fiscal

Armínio Fraga também defendeu mudanças na Lei de Responsabilidade Fiscal. Quando questionado sobre o que precisa ser alterado, ele afirmou ser necessário um diagnóstico prévio para fazer este apontamento.

“Eu acho que a LRF precisa passar, primeiro, por uma fase de diagnóstico. [Precisamos] saber o que foi que aconteceu, porque, realmente, nós acreditávamos que a responsabilidade fiscal tinha sido codificada em lei e seria, portanto, respeitada. O Brasil entrou em uma trajetória de desgoverno fiscal absolutamente não sustentável”, disse.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

PIS/Pasep 2025 tem prazo para saque. Consulte para não perder benefício!

É fundamental ficar atento às datas e aos critérios para garantir que o dinheiro seja…

11 horas ago

Alerta Fiscal ICMS/SP: código “cBenef” será obrigatório em Nota Fiscal a partir de abril

Nova regra da Secretaria da Fazenda exigirá um código específico nas Notas Fiscais Eletrônicas para…

11 horas ago

Trabalho temporário: conheça as regras para as empresas e os direitos do trabalhador

Modelo de contrato de trabalho é bastante utilizado para atender crescimento de demanda do final…

12 horas ago

Reabilitação profissional do INSS: como fazer, benefícios e recursos

O programa atua como uma ponte, garantindo ao segurado a recuperação da sua qualidade de…

13 horas ago

Consultoria de investimentos: o que é e por que é importante

Com o aumento do interesse dos brasileiros por aplicações financeiras, cresce também a busca por…

13 horas ago

Salário Mínimo: confira o valor projetado pelo governo para 2026

Reajuste de 7,44% busca reposição real e alinha-se à política de crescimento econômico

13 horas ago