Connect with us

Chamadas

Reforma trabalhista: o que mudou e o que ainda está por vir

Autor: Ana Luzia Rodrigues

Publicado em

Todos os direitos do trabalhador estão assegurados na Consolidação da leis do Trabalho (CLT). Normas como seguro-desemprego, férias, 13º salário, FGTS e muito mais tem garantias nesta lei. 

A última Reforma Trabalhista ocorreu em 2017, Lei n° 13.467/17, que buscou tornar as normas mais adequadas à modernização dos processos de trabalho do século XXI. 

Muitas coisas mudaram, todavia o Governo Lula já se manifestou em realizar outras alterações. Quer entender como as mudanças impactam no dia a dia das empresas? Acompanhe!

O que é a reforma trabalhista?

A legislação trabalhista é muito antiga e com regras que antecedem até mesmo a sua criação. Todavia, em 2017, momento em que Michel Temer era presidente, a reforma trabalhista foi aprovada.

Dessa forma, a reforma atualiza a legislação existente ao contexto daquele momento no Brasil, trazendo diversos complementos importantíssimos para nosso mercado.

Leia também: Reforma Trabalhista: Quais As Mudanças Nos Contratos De Trabalho?

Mudanças para o trabalhador

Para o trabalhador, houve duas grandes mudanças com impacto direto para ele, sendo elas: as férias e a jornada de trabalho. Vamos falar sobre esses pontos.

Período de férias

Antes da reforma, o trabalhador tinha direito a 30 dias de férias anuais, que poderiam ser divididas em duas partes sendo que nenhuma delas era menor que 10 dias.

Após a reforma, a divisão das férias também passou a aceitar três partes com a regra de que uma das partes deve ter ao menos 14 dias, e as outras duas não podem ser inferiores a 5 dias.

Jornada de trabalho

Antes da reforma, o limite diário de trabalho era de 8h + 2h extras, totalizando no máximo 44h semanais e 220h mensais de trabalho.

Após a reforma, o trabalhador pode negociar até 12h de trabalho diário, desde que tenha 36h de descanso. O trabalhador também pode possuir dois empregos registrados em carteira, algo inédito na CLT.

Fonte: gov.br
Fonte: gov.br

Quais as vantagens da reforma trabalhista?

A reforma trabalhista trouxe muitas vantagens para os empregadores como menos processos judiciais, maior número de empregos e menos informalidade. 

Os trabalhadores que não tinham contrato via CLT antes da reforma caiam na informalidade. Assim, após a reforma, as empresas conseguiram contratar de forma temporária, em meio período ou intermitente, aumentando o número de contratação formal.

Leia também: PL Busca Rever Pontos Da Reforma Trabalhista

O que está por vir?

Desde que tomou posse em janeiro de 2023, o Presidente Lula e o ministro do Trabalho Luiz Marinho querem um projeto para rever a reforma trabalhista ainda em 2023.

Dentre alguns pontos estão o fim do saque-aniversário do FGTS, redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, formalização do freelancer, retorno da contribuição sindical e jornada de trabalho esteja regulamentada para os trabalhadores de aplicativos.

Todavia essas alterações tem a estimativa de ocorrer somente no segundo semestre deste ano.

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil