Fonte: Google
O Brasil conta atualmente com 93 tributos que acabam obrigando as empresas a gastarem mais de 2 mil horas com apurações e obrigações acessórias por ano, segundo levantamento do Portal Tributário. Esses indicadores confirmam a complexidade de nosso sistema tributário e a necessidade de uma ampla reforma tributária.
No momento, duas propostas de emenda constitucional (PECs) estão em tramitação, a PEC 110/2019, do Senado, e a 45/2019, da Câmara dos Deputados. As duas propostas mudam substancialmente suas regras atuais, incluindo a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), substituindo uma série de tributos. A PEC 45 tem o objetivo de modificar o texto da Constituição Federal para simplificar o sistema tributário brasileiro. Dentre os pontos importantes da Proposta estão:
[banner-rotativo]
Caso queira comentar a proposta e impactos da Reforma Tributária, sugerimos a Eliane Cunha, líder de operações BPS da HLB Brasil. A especialista está inserida no mercado de planejamento e estruturação tributário há 20 anos. Bacharel em Ciências Contábeis e MBA em Direito Tributário.
Caso queira repercutir o tema, pode nos contatar pelo (11) 5180-6931 ou pelo e-mail diogocruz@textual.com.br
A HLB International é uma rede global de empresas independentes de consultoria e contabilidade. Criada em 1969, atendemos clientes por meio de firmas-membro em 153 países, com 27.485 parceiros e funcionários em 745 escritórios em todo o mundo.
Fique por dentro de tudo a respeito do imposto sobre herança
Com 52% planejando antecipar o FGTS antes da nova regra, entenda o que muda, quem…
Lei trabalhista em vigor traz muitos benefícios aos trabalhadores e a maioria desconhece
O papel do contador está sendo reimaginado no mercado brasileiro, migrando da conformidade para a…
Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…
Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025