Categories: + LidasDestaques

Regime de caixa, entenda como funciona

Você já sabe tudo sobre regime de Caixa? Entenda aqui!

Tributação e Regimes

Para a empresa medir o seu próprio sucesso e para que as autoridades fiscais possam determinar o lucro tributável, são utilizados os Métodos de contabilidade, que são escolhidos no início de cada ano civil e devem ser comunicados a Receita Federal, só podendo ser alterado com o consentimento da mesma.

Pode-se escolher por um regime de apuração de impostos entre os três existentes. São eles: o regime de Competência, regime de Caixa e regime misto. Nesse artigo, trabalharemos com o regime de Caixa.

O regime caixa pode ser usado tanto para o Lucro Presumido quanto para o Simples Nacional.

O Regime de Caixa

O Regime de caixa representa o reconhecimento das receitas, custos e despesas, pela entrada e saída efetiva da moeda. É a forma de contabilizar e apropriar as receitas e despesas no período de seu recebimento ou pagamento, independentemente do momento em que são realizados, ou seja, a transação só é contabilizada quando o dinheiro entra ou sai do caixa/conta da empresa.

A regra geral é a seguinte:

1) A despesa só é considerada Despesa Incorrida quando for paga, independente do momento que esta foi realizada. O que considera aqui é o momento que foi paga.
2) A receita só é considerada Receita Ganha quando for recebida, independente do momento que esta foi realizada. O que considera aqui é o momento que foi recebida.

Exemplificando, se hoje é feito uma compra que só será paga daqui a 10 dias, pelo regime de caixa a transação só é reconhecida daqui a 10 dias, que é quando haverá a transação financeira, considerando o registro dos documentos quando estes foram pagos, liquidados, ou recebidos, como se fosse uma conta bancária. Pelo regime de competência, a transação é reconhecida no dia de hoje, que é quando a obrigação jurídica foi criada, ainda que o pagamento só seja feito no futuro.

Vantagens desse regime

Como explicado, o regime de caixa permite que a incidência do imposto seja no recebimento e não na venda ou prestação de serviço. Devido a isso, o Regime de Caixa oferece uma forma de planejamento tributário no que se refere ao controle de caixa, pois a saída para pagamento dos impostos só se dará depois do recebimento do cliente, e, para um fluxo de caixa isto é muito importante.

Ele se transforma em uma grande vantagem para empresas que costumam emitir uma única nota e recebe-la parcelado, ou nos negócios com uma alta probabilidade de inadimplência ou atraso dos consumidores.

É através dele que são confeccionados os demonstrativos financeiros da empresa, como por exemplo o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC), outro dos três demonstrativos essenciais para gestão. Este relatório nos mostra as entradas e saídas de dinheiro da empresa, e é através dele que sabemos como está a saúde financeira da organização.

QBlz

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

7 horas ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

11 horas ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

12 horas ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

12 horas ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

13 horas ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

14 horas ago