Regras e cuidados que devem ser tomados na volta ao trabalho presencial

Uma boa parcela da população já recebeu as duas doses de vacina e os idosos começam a receber a terceira. É certo que ainda não vencemos esse vírus e a pandemia da Covid-19 ainda não acabou, mas aos poucos alguns trabalhadores já voltaram aos escritórios ou estão com data marcada para retornar.

Por isso, antes de encarar o “novo normal” nas empresas, o medo do coronavírus pode mudar as relações no ambiente corporativo e é preciso estabelecer uma rotina cercada de segurança.

Acompanhe conosco essas dicas a seguir.

Como se comportar em locais fechados

De uma forma geral, é  importante verificar os locais e as situações de grande exposição. Nesse momento é preciso colocar em ação o uso da máscara e usá-la adequadamente. Locais fechados, sem ventilação ou com ar condicionado, a pessoa fica mais suscetível a contaminação. Por isso, não é a hora de tirar a máscara, que é a última barreira de proteção que o indivíduo tem.

Homens que trabalham em contato direto com o público ou em ambientes fechados devem tomar cuidado com a barba. Isso porque os pêlos do rosto podem ser um ponto de vazamento. O ideal é deixá-la bem aparada.

Cuidado também na hora do almoço e nos intervalos para o cafezinho. A dinâmica de comer fora de casa é sempre arriscada em tempos de pandemia. Especialistas afirmam que boa parte das histórias de contágio vem desses momentos. Evitar os locais fechados na hora das refeições e no cafezinho é o primeiro passo para garantir maior segurança. 

O elevador também exige atenção. Não entre se ele estiver com a lotação máxima (dentro dos critérios da pandemia). O correto é que tenha marcações no chão para indicar quantas pessoas podem ficar nele e com distanciamento, o que costuma ser uma média de quatro a cinco indivíduos, no máximo.

Como as empresas devem agir?

O funcionário faz a sua parte, mas a empresa deve contribuir com regras e protocolos para conseguir manter a segurança coletiva. A disposição dos móveis precisa garantir os dois metros de distância entre as pessoas, principalmente quando não há ventilação.

Nas salas com ar condicionado, uma dica é colocar um pequeno ventilador nas costas dos funcionários para garantir a circulação de ar no seu entorno. O ideal é que as empresas investissem também em bons filtros para o aparelho ou que criassem campos de ventilação. 

Disponibilizar máscaras de boa qualidade aos colaboradores é uma atitude que pode partir da empresa. A empresa pode até colocar uma placa na entrada sobre os protocolos e limitar o número de clientes, mas isso não resolve muito se os indivíduos estiverem pouco protegidos.

Quando o home office deve ser adotado?

Pessoas dos grupos de risco, gestantes ou indivíduos que moram com quem têm comorbidades devem avaliar a possibilidade de continuar trabalhando em casa. Nessas situações, é preciso negociar com o empregador e ver a melhor possibilidade.

E, em caso de qualquer dúvida sobre sua condição de saúde, é sempre melhor não se deslocar e fazer o teste para descartar a covid-19. 

E voltamos a alertar: a pandemia ainda não está vencida. Cada um deve continuar fazendo sua parte. E a vacina deve ser tomada por todos.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

17 horas ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

21 horas ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

21 horas ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

22 horas ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

23 horas ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

23 horas ago