Imagens por @evgeniyashihaleeva / @rafapress / freepik / editado por jornal contábil
A Câmara dos Deputados e o Senado Federal tem travado uma disputa que vem deixando diversos projetos sem andamento, como é o caso do Refis que segue na Câmara e a Proposta de reforma do IR (Imposto de Renda) no Senado.
O Senado já havia se pronunciado anteriormente, discordando de alguns pontos da reforma do IR, mas, segundo uma declaração do relator da reforma no Senado, o senador Angelo Coronel (PSD-BA), os senadores querem um novo texto.
A declaração foi feita pelo Senador no dia 3 de dezembro, em um evento realizado na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e deve gerar bastante repercussão entre os parlamentares.
Em um evento que aconteceu na última sexta-feira, dia 3 de dezembro, na Associação Comercial de São Paulo, o Senador Angelo Coronel (relator da reforma do IR), afirmou que a proposta de reforma do IR que está no Senado será arquivada e uma nova proposta será criada pelo Senado.
O relator criticou a proposta que foi aprovada pela Câmara dos Deputados e destacou que a matéria não poderia ter seguido sem uma discussão ampla com os setores que mais pagam impostos.
“Não existe fazer algo que mexe com a vida de milhões de brasileiros sem ouvi-los. Não temos de ouvir só o recebedor, temos de dar a oportunidade de o pagador falar. Não se pode aprovar uma peça dessa natureza com total rapidez e com quórum bastante elevado. 90% dos que aprovaram na Câmara não devem saber nenhum capítulo, nenhuma linha, nenhum artigo desse projeto”, Declarou o Senador Angelo Coronel.
Angelo Coronel não parou por aí, ele fez duras críticas a proposta da reforma do IR que foi aprovada na Câmara dos Deputados, chegando a dizer que o projeto deveria ser extinto e que é uma “obra de arte da imperfeição”.
“Esse projeto não será somente arquivado, ele tem de ser extinto. E que nasça um novo projeto, com mais base, mais conteúdo, mais debatido, que não sei se vai agradar 100% dos brasileiros, mas pelo menos que a grande maioria abrace”, afirmou o relator da proposta no senado.
O projeto da reforma do IR é de interesse da Câmara dos Deputados, mas o Senado já havia discordado de diversos pontos da proposta apresentada, porém, após essa declaração do relator da reforma no Senado vemos que o projeto talvez não tenha andamento.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…