RELP: parcela com desconto está disponível para emissão

O Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp) é um programa de regularização de dívidas com condições especiais para microempresas. Também é válido para os microempreendedores individuais (MEIs) e as empresas de pequeno porte (EPP).

O programa permitiu o pagamento de uma entrada, sem descontos, e o parcelamento do restante em até 180 vezes. Houve a possibilidade de redução de até 90% (noventa por cento) das multas e juros, dependendo do volume da perda de receita. Todavia, o prazo para adesão ao programa encerrou em 3 de junho de 2022.

Porém, agora a Receita informou que os empresários optantes pelo Simples Nacional e Simei que aderiram ao Relp já podem emitir a parcela referente ao mês de janeiro com desconto.

Leia também: Extrato do Simples Nacional: Veja como tirar em 5 passos simples

Parcela do RELP com desconto

Veja bem, este procedimento vale somente para contribuintes que finalizaram o pagamento das parcelas da entrada até dezembro de 2022.

De acordo com a Receita Federal, desde 20 de janeiro, empresas do Simples e do Simei poderão emitir a parcela do Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp) com desconto.

O desconto já no mês de janeiro vale para quem concluiu o pagamento de todas as parcelas da entrada até o mês passado (dezembro/22).

Todavia, para aqueles contribuintes cuja última parcela do valor da entrada vence ainda em janeiro/2023, a emissão da parcela com desconto só será possível em fevereiro.

Onde emitir o DAS da parcela do RELP?

A emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) pode ser feita pelo Portal do Simples Nacional e pelo e-CAC da Receita Federal.

O procedimento é simples: basta emitir o DAS para pagamento da parcela que o desconto constará no documento de arrecadação.

O pagamento precisa ocorrer até o último dia útil do mês.

Leia Também: Simples Nacional: prazo para se reenquadrar termina dia 31

Prazo Simples Nacional 2023

Por fim, não custa lembrar que o prazo para aderir ao Simples Nacional em 2023 encerra-se daqui a uma semana, ou seja, dia 31 de janeiro. Assim, se houver deferimento do pedido, os efeitos vão retroagir ao dia 1º de janeiro.

Para aderir ao regime (receita em 2022 de até R$ 4,8 milhões), a empresa deve regularizar todos os débitos tributários (pagando à vista ou parcelado).

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago