Restituição à vista! Receita vai liberar consulta ao 1° e maior lote do IR 2025 / Imagem adobe stock
A Receita abre consulta nesta sexta-feira, 23, a partir das 10 horas, ao 1° lote de restituição do IRPF 2025. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores. O crédito bancário das 6.257.108 restituições será realizado ao longo do dia 30 de maio, no valor total de R$ 11 bilhões.
Vale lembrar que, para consultar a restituição pelo site da Receita Federal, o contribuinte precisa ter um login gov.br (site do governo federal), o que pode ser feito utilizando CPF ou dados bancários.
Acompanhe mais detalhes sobre o assunto a seguir.
Os valores são liberados em cinco lotes, sempre no final do mês. Neste ano, os depósitos serão realizados até 30 de setembro. Veja as datas de cada lote abaixo:
Não é possível saber em qual lote específico cada contribuinte vai receber. O valor estimado, no entanto, é informado automaticamente no momento do envio da declaração pelo programa da Receita Federal com base nos dados preenchidos.
Leia também:
A informação sobre a situação é atualizada mensalmente. Basta acessar a página da Receita na internet, clicar na página “Meu Imposto de Renda” e em seguida entrar em “Consultar a Restituição”. O status “em fila de restituição” indica que a restituição foi confirmada e o valor será liberado em um dos lotes.
A consulta também pode ocorrer pelo site da Receita Federal, pelo Centro de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda. Contudo, a consulta só fica disponível após enviar a declaração e ser confirmada pela Receita.
Terão preferência no recebimento os contribuintes com mais de 80 anos. Em seguida, estão os idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência, portadores de doença grave, trabalhadores cuja principal fonte de renda seja o magistério, e também quem escolheu o formulário pré-preenchido ou optou por restituição via Pix.
Leia também: Como declarar milhas no Imposto de Renda 2025?
A restituição do Imposto de Renda é o dinheiro que a Receita Federal devolve ao contribuinte que paga mais tributo do que precisa. Este acerto de contas acontece depois do envio da declaração anual.
A devolução dos valores acontece porque o contribuinte paga a antecipação do imposto ao longo do ano. É o caso do desconto na folha de pagamento para quem trabalha com carteira assinada.
Ao informar o volume de receitas e despesas dedutíveis e cruzar as informações, a Receita Federal pode entender que o contribuinte pagou uma quantia de imposto ao longo do ano acima do que realmente precisava, ou seja, um valor de restituição.
Curso de Recuperação do Simples Nacional. Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias!
Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional Curso de Recuperação do Simples Nacional
A Receita Federal emitiu um alerta aos contribuintes sobre um novo golpe que tem se…
Entre janeiro e julho de 2025, 97% das novas empresas abertas no Brasil foram micro…
A Receita Federal vai realizar um leilão com produtos apreendidos e abandonados, oferecendo itens com…
Estudo mostra divisão clara entre empresas que já avançaram para adaptação (35%) e as que…
Com foco na revisão de custos para empresas do Lucro Real e Presumido, especialistas buscam…
As novas exigências trazem benefícios para trabalhadores e demanda fortalecimento da gestão interna das empresas