Na próxima terça-feira, dia 31, encerra-se o prazo das entregas das declarações do Imposto de Renda 2022. Nesta mesma data, a Receita Federal dá início às restituições. Este primeiro lote de restituição é composto por contribuintes que são considerados prioridades como idosos e deficientes.
Contudo, quem receber no dia 31 de maio, não terá correção. Somente os contribuintes que estiverem no 2° lote vão ter a correção pela Taxa Selic (taxa básica de juros da economia) de 1%.
Este ano a Receita Federal dividiu os número de lotes em cinco e não mais em sete como ocorreu até o ano passado.
A ordem para recebimento de restituição do IR é:
O calendário das restituições ficou assim:
1º lote – 31 de maio;
2º lote – 30 de junho;
3º lote – 29 de julho;
4º lote – 31 de agosto;
5º lote – 30 de setembro.
Os contribuintes podem realizar consulta aos valores uma semana antes da data do depósito no site da própria Receita Federal. O valor informado é pago na conta-corrente ou poupança em nome do contribuinte informada na declaração.
Neste ano, também é possível receber por Pix, desde que a chave seja o número do CPF do contribuinte declarante.
Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores no site do Banco do Brasil / IRPF ou na central de relacionamento do banco por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…