INSS libera contestação de descontos indevidos e especialista alerta para novo golpe contra aposentados
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que iniciará os pagamentos referentes à revisão de benefícios para aposentados e pensionistas a partir de abril.
Essa revisão, que impacta um grande número de beneficiários, é resultado de um acordo judicial que visa corrigir erros de cálculo que ocorreram entre 2002 e 2009. A seguir, explore os detalhes sobre quem tem direito, como consultar e o que esperar dos pagamentos.
A revisão do INSS refere-se a um processo de correção de valores de benefícios que foram pagos incorretamente. No caso atual, a revisão é baseada no artigo 29 da Lei 8.213/1991, que determina que o cálculo dos benefícios deve considerar a média dos 80% maiores salários de contribuição.
Durante o período mencionado, o INSS não levou em conta os menores salários, resultando em valores inferiores aos que deveriam ser pagos aos beneficiários.
Entre 2002 e 2009, muitos beneficiários de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez não receberam o valor correto devido a essa falha no cálculo. O acordo que possibilitou a revisão foi firmado entre o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) e a Previdência Social, após uma ação civil pública que exigiu a correção dos valores.
A revisão é fundamental para garantir que os beneficiários recebam o que lhes é devido. Estima-se que cerca de 140 mil pessoas serão afetadas positivamente por essa correção, com um total aproximado de R$ 750 milhões a serem redistribuídos.
Leia também:
A revisão do INSS é automática e se aplica a diversos tipos de benefícios. Para ter direito à correção, os beneficiários devem atender a alguns critérios específicos. Veja:
Os pagamentos da revisão do INSS estão programados para ocorrer em diferentes períodos, dependendo da situação do beneficiário.
Os beneficiários que estão ativos, ou seja, aqueles que ainda recebem auxílio-doença ou auxílio-acidente, terão seus pagamentos realizados entre abril e 31 de maio de 2025.
Os inativos, que já não estão mais na ativa, receberão os valores até 31 de dezembro de 2025. Essa divisão no cronograma visa facilitar a gestão dos pagamentos e garantir que todos os beneficiários recebam o que lhes é devido.
Os beneficiários podem verificar se estão incluídos na lista de pessoas que têm direito à revisão através do portal Meu INSS. Trata-se de um procedimento simples que pode ser executado via internet.
Para consultar os valores a receber da revisão do INSS é um processo acessível e ocorre em poucos passos. Veja:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes
Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.
Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…
Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…
O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…
Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.