News Yahoo
Roraima encaminha amostras de solo de polos de produção para a Embrapa
Para buscar melhores condições de plantio nas áreas indígenas do estado, o governo de Roraima enviou amostras de solo de nove cidades por meio da SEI (Secretaria do Índio) para o laboratório da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
Nas 113 comunidades indígenas que receberam a equipe do SEI, foram realizadas 102 coletas de solo. Segundo Marcelo Pereira, titular da pasta, o objetivo é obter recomendações de fertilizantes ideais para as áreas de cultivo de milho e feijão.
Marcelo explica que, “Esse processo é utilizado para ter indicação correta da adubação e também a diminuir o desperdício de adubo. Então a Embrapa vai emitir um laudo com os índices de matéria orgânica, magnésio, fósforo, potássio, entre outras coisas e, em cima disso, a gente dimensiona e, conforme a formulação indicada para o milho e o feijão, faz a recomendação do quantitativo de adubo e o corretivo, que é o calcário e o fósforo”.
Cirlândia Phulmati, engenheira agrônoma da SEI, explica que o tempo médio de coleta é de 20 minutos por hectare de terra.
Segundo ela, o grupo de trabalho é selecionado no mesmo local.
“Membros do grupo me acompanham até a área onde eu faço a retirada do solo que é 20cm daquele solo. Com essas amostras eu faço uma mistura e a partir daquele polo eu separo de 250g a 300g para serem enviadas para a Embrapa”, destacou a Cirlândia.
Com o envio das amostras para a Embrapa, são registradas todas as notas de plantio, desde as necessidades nutricionais até às demais questões.
“No caso, tem polos que preferem o milho e outros o feijão. Esses são os grãos contemplados no projeto”, concluiu a engenheira.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep