Rotinas do Departamento Societário: Checklist para contadores

Você conhece as principais Rotinas do Departamento Societário? Entende como atua um Analista Societário e suas funções em uma organização? 

Descubra o que faz esse setor e como dominar todas as técnicas e procedimentos da área.

Afinal, o que faz um Departamento Societário?

O Departamento Societário, conhecido popularmente como “Setor de Expediente”, é a área responsável pela realização de abertura, alteração e encerramento de empresas, realizando todos os processos de contrato social, pesquisa de situação cadastral em órgãos públicos regularização de situação tributária, certidões e muitas outras funções que norteiam essas ações.  

Assim, quando um empreendedor toma a ação de iniciar uma empresa, é necessário inserir nesse planejamento o trabalho de um Analista Societário (contador), para que todo processo de abertura seja feito corretamente, com orientações ao cliente acerca de documentos e futuras alterações contratuais. 

Ao encerrar uma empresa, o departamento societário também é fundamental, afinal, dar baixa em uma empresa pode ser ainda mais burocrático que realizar uma abertura, demandando conhecimentos técnicos para que o processo seja feito corretamente sem deixar assuntos inacabados ou processos incompletos. 

Funções de um Analista Societário

O Analista Societário é o profissional responsável pela abertura, alteração e encerramento de uma empresa, atuando com o controle de acompanhamento de alvarás, licenças, elaboração de contratos e certidões. 

É o Analista Societário que realiza os processos de  regularização de pendências de uma empresa, bem como, parcelamentos de débitos, emissão e desbloqueio de senhas.

Também são os analistas que fazem os registros junto aos órgãos públicos, como  dar andamento a todas as notificações e regularização, além de efetuar inscrições, conferência de documentação e checagem periódica sobre normas e enquadramentos corretos. 

É importante lembrar que cada empresa possui a sua particularidade e para isso, é preciso de um profissional que tenha conhecimento sobre legislação para atuar nessa área.

Rotinas do Departamento Societário: Checklist completo

  • Elaboração de contratos societários;
  • Processos de alterações;
  • Inscrições;
  • Conferência de documentos para abertura, alteração e encerramento de empresas;
  • Elaboração de recursos Administrativos;
  • Elaboração de Ofício;
  • Aos órgãos aplicáveis, realização de diligências externas;
  • Preenchimento de documentos e conferência, bem como formulários e dados cadastrais;
  • Acompanhamento de processos;
  • Transformação de tipos jurídicos;
  • Emissão de alvará de funcionamento;
  • Registro mercantil em todas as juntas comerciais;
  • Emissão de DBE;
  • Atualização de inscrições municipais e estaduais,
  • Elaboração de processos de abertura, encerramento e legalização de empresas (MEI, Empresário Individual, Sociedade Simples, Sociedade Anônima. LTDA.)
  • Redigir acordos de sócios e demais documentos societários pertinentes, alteração, distrato e atas.
  • Cadastro WEB;
  • Controle de certificados digitais e emissão de procurações eletrônicas;
  • Consulta ao E-cac e emissões de certidões federais, estaduais e municipais.

Departamento Societário: 7 competências para atuar no setor

  • Amplo conhecimento em legislação Societária;
  • Ensino Superior na área do Direito ou Ciências Contábeis;
  • Domínio da língua português, tanto na escrita, quanto na fala;
  • Bons conhecimento em Word e Excel;
  • Bom atendimento ao cliente;
  • Disciplina e organização;
  • Disponibilidade para o deslocamento até os órgãos competentes.

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Angélica Flor

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