Designed by @yanalya / freepik
Para acompanhar o status da sua declaração do Imposto de Renda, encaminhada antes do término do prazo estipulado pela Receita Federal, será preciso acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte – o famoso e-CAC.
No e-CAC, o contribuinte poderá encontrar uma das situações abaixo:
Assim, dependendo do status encontrado, poderá tomar uma atividade correspondente, como retificar a declaração “Com Pendências” ou acessar a previsão do seu pagamento ao encontrar o termo “Em Fila de Restituição”.
Mas antes de agir, será necessário entender como acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, cadastrar-se e conferir a situação da declaração do seu ajuste anual, concorda?
Então, vamos lá!
O acesso ao Portal e-CAC é feito através do site oficial.
Lá, será necessário fazer o seu login, somente assim será possível consultar a situação da declaração do Imposto de Renda.
Caso você já tenha um cadastro, insira CPF/CNPJ, seu código de acesso e sua senha.
Agora, se o contribuinte ainda não possui um código de acesso ao e-CAC, será necessário criá-lo.
Para isso, informe CPF, data de nascimento e os números dos recibos dos dois últimos anos de declaração.
Outra forma de conseguir a liberação do código, é realizando um cadastro através do Acesso.Gov.Br.
Por lá, é possível gerar seu código sem a necessidade de informar os números dos recibos referentes aos dois últimos anos de declaração.
Aliás, se esse foi o seu primeiro ano declarando o tributo, o Acesso Gov.Br será o único meio de acompanhar o status da declaração do Imposto de Renda.
Por isso, se esse for o seu caso, você deve ir lá se cadastrar primeiro, a gente espera.
Ufa! Agora que a parte mais burocrática passou e você está dentro do portal e-CAC, basta acessar a aba “Declarações e Demonstrativos” e, logo em seguida, “Extrato de Processamento da DIRPF”.
Você encontrará um dos termos mencionados no início do artigo, isto é, a situação do seu IR no momento da consulta.
Por fim, lembre-se da importância de acompanhar com regularidade o status da sua declaração, pois esse acompanhamento pode evitar que o contribuinte caia na malha fina fiscal por conta das pendências encontradas na declaração.
Verificar frequentemente a situação do IR também pode ser sinônimo de organização, já que é através do status “Em Fila de Restituição” que o contribuinte pode acompanhar, do mesmo, a devolução do seu dinheiro.
Além disso, quem não quer respirar aliviado ao ver a sua declaração “Processada”, voltando a se preocupar com o tributo apenas em 2021, não é mesmo?
Dica Extra do Jornal Contábil: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Fonte: Leoa
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…
O levantamento também revela os 10 produtos que mais despertam o interesse de compra dos…