Comprei meu apartamento pela Caixa, usei meu FGTS e do meu marido, bem como empréstimo de familiar como entrada. Gostaria de saber como declarar.
Sage responde – No campo Discriminação da ficha “Bens e Direitos”, informe a aquisição do imóvel, esclarecendo de forma minuciosa os dados da aquisição. No caso de aquisição através de financiamento, informe no campo “Situação em 31/12/2017” o valor das parcelas pagas até essa data, o FGTS utilizado e o valor do empréstimo. O valor do resgate do FGTS deverá ser informado na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. O empréstimo de familiar deve ser informado na ficha “Divida e Ônus Reais”.
Comprei um imóvel em 2017 em sociedade com outra pessoa, sendo que o bem foi financiado pelo SFH. Como devemos fazer a declaração do Imposto de Renda?
Sage responde – Os bens adquiridos em condomínio devem ser informados pelos condôminos em relação à parte que couber a cada um. Assim, na ficha “Bens e Direitos”, ao descrever o bem e a transação realizada, deve-se informar que o bem foi adquirido em sociedade e o percentual da propriedade do declarante.
Em 2016, fiz um financiamento da Caixa Econômica Federal, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida. Recebi o dinheiro para o financiamento e em 2017 não fizemos a declaração. Eu e meu marido precisamos declarar o Imposto de Renda, mesmo que o nosso salário não atinja o valor?
Sage responde – Dentre as hipóteses previstas, se os rendimentos tributáveis de cada um não superar o valor de R$ 28.559,70, e os bens e direitos pelo valor de custo de aquisição não superarem R$ 300.000,00, não há obrigatoriedade de declarar.
Via DComercio
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…