Chamadas
Saiba como evitar golpes financeiros em investimentos
Para alcançar a independência financeira e garantir o crescimento do patrimônio, muitos investidores buscam por investimentos que prometem um retorno financeiro rápido e com riscos menores, ainda mais em um cenário com a taxa básica de juros em 2% ao ano.
Porém, é preciso cuidado para não cair em golpes financeiros que vão desde pirâmide financeira até a atuação de falsos agentes autônomos de investimento.
De acordo com Ricardo Czapski, assessor de investimentos da WFlow – escritório Private especializado em Assessoria Financeira e Patrimonial credenciado à XP Investimentos, é importante pesquisar sobre o mercado financeiro e seguir algumas orientações para fazer uma escolha assertiva na hora de investir.
“O investidor precisa desconfiar de investimentos com alto rendimento e baixo risco, sendo importante pesquisar informações como liquidez, prazo e rentabilidade. Ter uma visão crítica é fundamental para entender os riscos e as vantagens que o investimento oferece para o investidor, minimizando assim, as chances de ter prejuízo nas finanças”, ressalta Czapski.
Neste ano, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) recebeu mais de 200 denúncias de fraudes financeiras até julho, além disso uma pesquisa realizada no ano passado pela Confederação Nacional de Dirigentes lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mostrou que 11% das pessoas afirmaram já terem perdido dinheiro em esquemas de investimentos fraudulentos.
Entre os golpes financeiros mais comuns estão os das pirâmides financeiras, transações com criptomoedas, falsos profissionais de investimentos, entre outros.
Portanto, é importante buscar informações em órgãos oficiais, verificar se o profissional possui certificação e se a instituição financeira é reconhecida.
“Cada investimento possui regras e prazos para serem resgatados, por isso é preciso estar atento as promessas de rápido retorno e nunca tomar uma decisão por impulso. Nesse caso, contar com o auxílio de um profissional especializado pode ajudar a identificar as melhores opções no mercado financeiro”, finaliza Ricardo Czapski.
-
Contabilidade5 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Negócios5 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep