Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Segundo pesquisa da Fintech, GuiaBolso, atualmente 95% das opções de cartão de crédito possuem anuidade, sendo que 74% destes possuem valores que variam entre R$ 100,00 e R$ 1.000, ao ano.
Diante das facilidades e portas que se abrem ao usar o cartão de crédito, sendo ele mais prático, além de um “conforto” para o bolso do consumidor, uma grande parcela da população já tende a preferi-lo ao invés de andar com dinheiro físico. Contudo, a maior parte dos bancos que oferecem esses serviços cobram anuidade, somando 95% das instituições financeiras.
Ademais, muitas vezes o usuário não sabe quanto é a taxa anual cobrada no seu cartão, de modo a se enrolar ao gerir seus gastos. Em razão disso, primeiramente deve-se estar ciente o quanto está sendo cobrado e posteriormente negociar o percentual junto ao banco.
Ainda neste sentido, é válido dizer, que geralmente as instituições bancárias estão sempre abertas a essa categoria de negociação. Isto porque, elas a grande maioria das vezes fazem “de tudo” para manter o cliente junto a eles, e é claro que se considera as crescentes alternativas por bancos digitais, que já possuem cartões com cobrança zero de anuidades.
Sendo assim, para negociar essa taxa é bem simples. Basta entrar em contato com a instituição financeira na qual o serviço é prestado, seja através do número de telefone ou até mesmo pelo aplicativo, e manifestar a sua vontade de reavaliar junto a eles a taxa de anuidade do Cartão de crédito.
Contudo, caso a instituição financeira não queira negociar ou não se tenha chegado a um acordo do seu agrado, talvez a melhor alternativa para você seja trocar o seu banco. A dica é sempre estar pesquisando por serviços mais vantajosos, sendo que atualmente, já estão disponíveis cartões de crédito com zero cobrança de anuidades, como é o caso dos bancos digitais, bons exemplos são o Nubank e o Banco Inter.
Conteúdo por Lucas Machado
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…