Saiba como o marketing estratégico pode impulsionar um empreendimento

Com a concorrência acirrada do mercado e o aumento do número de Microempreendedores Individuais (MEI) se faz, cada vez mais, necessário investir em estratégias de marketing que sejam assertivas e relevantes para se destacar no mundo dos negócios.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, no primeiro trimestre de 2023, o Brasil registrou um total de 214.413 novas aberturas de micro e pequenas empresas. Isso indica uma melhora significativa no cenário comercial e varejista brasileiro, sendo que os microempreendedores individuais (MEI) ainda representam a maioria dos novos negócios, ocupando uma parcela significativa de 78% do mercado. Essa proporção tem um impacto direto na geração de empregos, no aumento da confiança e nos indicadores econômicos do país.

Leia também: Resultados Assertivos Com O E-Mail Marketing!

Confira 4 dicas para direcionar os empreendedores sobre como relacionar uma campanha de marketing bem sucedida para um novo negócio:

  • Identifique seu público-alvo: Conheça bem seu público-alvo, compreendendo suas necessidades, desejos e preferências. Isso permitirá que você desenvolva mensagens e estratégias de marketing direcionadas, alcançando as pessoas certas e aumentando suas chances de sucesso.
  • Posicionamento de mercado: Defina claramente o posicionamento do seu negócio no mercado. Determine quais são seus principais diferenciais e como você pode se destacar da concorrência. Comunique esses pontos fortes de forma consistente em suas campanhas de marketing para atrair a atenção do seu público-alvo.
  • Desenvolva uma estratégia de marketing integrada: Utilize uma combinação de diferentes táticas de marketing, como publicidade, mídia social, marketing de conteúdo e marketing por e-mail, para alcançar seu público de maneira abrangente e coerente. Certifique-se de que todas as suas iniciativas de marketing estejam alinhadas com seus objetivos e mensagem central.
  • Monitore e avalie os resultados: Acompanhe o desempenho de suas campanhas de marketing e faça ajustes quando necessário. Utilize métricas relevantes para medir o impacto das suas estratégias, como taxa de conversão, retorno sobre investimento (ROI) e engajamento do público. Com base nesses dados, tome decisões informadas para otimizar suas ações de marketing no futuro.
Imagem por @senivpetro / freepik

Lembrando que cada empreendimento é único, portanto, é importante adaptar essas dicas

O marketing estratégico desempenha um papel fundamental na prosperidade e no sucesso de um empreendimento. Ele envolve a aplicação de estratégias e táticas de marketing de longo prazo para atingir metas específicas e obter vantagem competitiva no mercado.

Leia também: Programas De Afiliados: A Estratégia Que Está Impulsionando O Marketing Digital

A importância do marketing estratégico para um empreendimento resume-se em sua capacidade de identificar oportunidades, diferenciar-se da concorrência, atingir o público-alvo de maneira eficaz, maximizar os resultados do investimento em marketing e obter vantagem competitiva no mercado.

Por: Gabriel Dau

Gabriel Dau

Recent Posts

Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela

O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…

8 horas ago

Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios

O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…

11 horas ago

Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…

11 horas ago

1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente

Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido

12 horas ago

BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto

A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…

13 horas ago

Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…

14 horas ago