Saiba como o marketing estratégico pode impulsionar um empreendimento

Com a concorrência acirrada do mercado e o aumento do número de Microempreendedores Individuais (MEI) se faz, cada vez mais, necessário investir em estratégias de marketing que sejam assertivas e relevantes para se destacar no mundo dos negócios.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, no primeiro trimestre de 2023, o Brasil registrou um total de 214.413 novas aberturas de micro e pequenas empresas. Isso indica uma melhora significativa no cenário comercial e varejista brasileiro, sendo que os microempreendedores individuais (MEI) ainda representam a maioria dos novos negócios, ocupando uma parcela significativa de 78% do mercado. Essa proporção tem um impacto direto na geração de empregos, no aumento da confiança e nos indicadores econômicos do país.

Leia também: Resultados Assertivos Com O E-Mail Marketing!

Confira 4 dicas para direcionar os empreendedores sobre como relacionar uma campanha de marketing bem sucedida para um novo negócio:

  • Identifique seu público-alvo: Conheça bem seu público-alvo, compreendendo suas necessidades, desejos e preferências. Isso permitirá que você desenvolva mensagens e estratégias de marketing direcionadas, alcançando as pessoas certas e aumentando suas chances de sucesso.
  • Posicionamento de mercado: Defina claramente o posicionamento do seu negócio no mercado. Determine quais são seus principais diferenciais e como você pode se destacar da concorrência. Comunique esses pontos fortes de forma consistente em suas campanhas de marketing para atrair a atenção do seu público-alvo.
  • Desenvolva uma estratégia de marketing integrada: Utilize uma combinação de diferentes táticas de marketing, como publicidade, mídia social, marketing de conteúdo e marketing por e-mail, para alcançar seu público de maneira abrangente e coerente. Certifique-se de que todas as suas iniciativas de marketing estejam alinhadas com seus objetivos e mensagem central.
  • Monitore e avalie os resultados: Acompanhe o desempenho de suas campanhas de marketing e faça ajustes quando necessário. Utilize métricas relevantes para medir o impacto das suas estratégias, como taxa de conversão, retorno sobre investimento (ROI) e engajamento do público. Com base nesses dados, tome decisões informadas para otimizar suas ações de marketing no futuro.
Imagem por @senivpetro / freepik

Lembrando que cada empreendimento é único, portanto, é importante adaptar essas dicas

O marketing estratégico desempenha um papel fundamental na prosperidade e no sucesso de um empreendimento. Ele envolve a aplicação de estratégias e táticas de marketing de longo prazo para atingir metas específicas e obter vantagem competitiva no mercado.

Leia também: Programas De Afiliados: A Estratégia Que Está Impulsionando O Marketing Digital

A importância do marketing estratégico para um empreendimento resume-se em sua capacidade de identificar oportunidades, diferenciar-se da concorrência, atingir o público-alvo de maneira eficaz, maximizar os resultados do investimento em marketing e obter vantagem competitiva no mercado.

Por: Gabriel Dau

Gabriel Dau

Recent Posts

MEI: contratar plano de saúde PME reduz custos e amplia cobertura

O MEI pode economizar até 40% em comparação com a contratação como pessoa física

1 hora ago

Classificação fiscal: o que é e o que muda com Reforma Tributária

Trata-se de um processo de identificar e atribuir a cada produto um código numérico padronizado,…

3 horas ago

13º salário: veja o valor da multa para quem atrasou a 1ª parcela

Trabalhadores podem procurar as Superintendências de Trabalho para efetuar a reclamação por atraso no pagamento…

4 horas ago

Banco Central lança portabilidade de crédito no open finance

Funcionalidade estará disponível ao público em fevereiro

5 horas ago

Agenda Tributária: confira os prazos e obrigações de dezembro

Confira a agenda tributária de dezembro e evite problemas com o Fisco

5 horas ago

Governo devolve tributos a pequenas empresas exportadoras

O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da…

7 horas ago