Imagem por @rafapress / @ibrandify / @kjpargeter / freepik
O Auxílio Brasil vem como substituto do antigo Bolsa Família, encerrado ao final do último mês de outubro. Os repasses do novo programa começam ainda neste mês de novembro, com cotas no valor de R$ 220.
A ideia do Governo Federal para o Auxílio Brasil é conceder pagamentos mensais de R$ 400, entretanto, devido à falta de recursos para tal, o valor pretendido foi adiado, até então, para o próximo mês de dezembro. Isto porquê, ainda é esperado aprovação a Pec do Precatórios como recurso para utilizar o valor mais alto.
Dentre as poucas definições para o recebimento do benefício está a obrigatoriedade de inscrição no Cadastro Único. Esta regra, se trata de um requisito comum para concessão de benefícios do governo, de modo que já existia no Bolsa Família.
O Cadúnico nada mais é que um sistema utilizado pelo governo na identificação de famílias de baixa renda e direcioná-las para programas sociais, como é o caso do Auxílio Brasil.
A devida inscrição no sistema, somente pode ser realizada pessoalmente através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou pelos postos de atendimento do Cadúnico. Para isto será preciso apresentar uma determinada documentação. Confira:
Vale enfatizar que até então, só serão contemplados pelo Auxílio Brasil, àqueles que já integravam o Bolsa Família. O plano do governo incluir cerca de 2,4 milhões neste montante que será beneficiado, todavia, ainda não se sabe ao certo quando isto irá acontecer.
O programa já possui uma data para iniciar os pagamentos. Os contemplados serão ordenados conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), assim como era no Bolsa Família. Confira o calendário para este mês de novembro:
Fique por dentro de tudo a respeito do imposto sobre herança
Com 52% planejando antecipar o FGTS antes da nova regra, entenda o que muda, quem…
Lei trabalhista em vigor traz muitos benefícios aos trabalhadores e a maioria desconhece
O papel do contador está sendo reimaginado no mercado brasileiro, migrando da conformidade para a…
Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…
Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025