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Saiba como se contabiliza adiantamento de clientes

Autor: Ricardo de Freitas

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Neste artigo vou mostrar Como Contabilizar Adiantamento De Clientes. Por vezes, as empresas podem receber de seus clientes, valores a título de adiantamentos.  Esses valores se dão por ocasião de compras de produtos ou mercadorias que eles realizam e que ainda serão produzidos ou entregues para revenda ou ainda para futuras prestações de serviços.

Os valores recebidos devem ser registrados em conta específica de “adiantamentos de clientes“, no Passivo Circulante, quando serão baixados quando a mercadoria for entregue ou o serviço for prestado.

Como Contabilizar Adiantamento De Clientes

Vamos tomar como exemplo uma empresa que recebe um adiantamento de um determinado cliente no valor de R$ 10.000,00 por conta de uma venda de mercadorias no valor total de R$ 30.000,00.

Contabilização do adiantamento:

D – Bancos Conta Movimento (Ativo Circulante) 10.000,00
C – Adiantamento de Clientes (Passivo Circulante) 10.000,00

Contabilização da entrega da mercadoria através de venda por meio de nota fiscal:

D – Clientes (Ativo Circulante) 30.000,00
C – Receita de Vendas (Conta de Resultado) 30.000,00

Deve haver também a baixa do estoque, o CMV e os respectivos impostos sobre venda.

D – CMV (Conta de Resultado)
C – Estoque de Mercadorias (Ativo Circulante)
D – Impostos s/vendas (Conta de Resultado – ICMS, PIS e COFINS)
C – Impostos a Pagar (Passivo Circulante – ICMS, PIS e COFINS)

Contabilização da baixa do adiantamento:

D – Adiantamento de Clientes (Passivo Circulante) 10.000,00
C – Clientes (Ativo Circulante) 10.000,00

Contabilização do saldo do cliente:

D – Bancos Conta Movimento (Ativo Circulante) 20.000,00
C – Clientes (Ativo Circulante) 20.000,00

Base Legal:

  • Lei nº 11.941/2009
  • Lei nº 6.404/1976

Matéria: Como contabilizar

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

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