Categories: Sem categoria

Saiba o que muda com a ISO da Inovação e como obter a certificação

A ISO 56001, que estabelece normas claras para a gestão de processos de inovação, publicada na terça-feira (10/09), traz um diferencial para as empresas que forem certificadas. O selo reforçará a reputação das organizações como líderes dos setores em que atuam e garantirá vantagens competitivas, atraindo clientes, investimentos e parcerias estratégicas. Além disso, a ISO 56001, diz Rodrigo Miranda, CEO da G.A.C. Brasil, consultoria em inovação e desempenho, assegurará que os processos de inovação sejam constantemente avaliados, permitindo que as organizações alcancem resultados mensuráveis.

 “As empresas devem buscar a certificação ISO 56001 porque ela não apenas valida seus processos de inovação, mas também demonstra para o mercado, clientes e parceiros que a organização adere aos mais altos padrões internacionais. Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, essa certificação pode ser um diferenciador crucial, facilitando o acesso a novos mercados e aumentando a confiança dos clientes em produtos e serviços inovadores”, diz Miranda.

Saiba como conseguir a certificação

Para obter a certificação ISO 56001, Miranda explica que as empresas devem demonstrar que possuem um Sistema de Gestão da Inovação (SGI) que atenda a todos os requisitos da norma, como ter políticas claras de inovação, alocação de recursos suficientes, lideranças comprometidas e capacidade de adaptação de práticas de inovação a mudanças no ambiente externo.

O CEO da G.A.C Brasil também esclarece que o tempo para conseguir a certificação pode variar, dependendo da estrutura de cada organização. “Esse prazo depende da maturidade dos processos de inovação da empresa e do grau de conformidade inicial com os requisitos da ISO 56001. Geralmente, a preparação para a certificação leva cerca de seis meses, incluindo o tempo necessário para ajustar processos, treinar equipes e passar pela auditoria externa”.

A G.A.C. Brasil oferece, com plataforma e metodologia exclusivas, um diagnóstico do estágio de inovação de cada empresa, mostrando o grau de adequação à ISO 56000 e como esta norma internacional por impulsionar os resultados de inovação das empresas.

Conheça as principais dificuldades para obter o selo

Segundo Rodrigo um dos entraves que as empresas podem enfrentar ao buscar a certificação é a necessidade de uma mudança cultural e organizacional significativa. “O processo de implementação vai demandar que as empresas alinhem seus processos, práticas de gestão e cultura organizacional com os princípios de gestão da inovação, o que pode ser desafiador em ambientes onde a inovação não é vista como parte central da estratégia de negócios”, finaliza.

loureiro

Recent Posts

Como o consumo inteligente está mudando hábitos e estilos de vida?

Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…

1 hora ago

Mês das Micro e Pequenas Empresas: 5 tendências que vão guiar os negócios em 2026

Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…

3 horas ago

SPED: Receita publica novas regras para CBS, IBS e IS na EFD ICMS/IPI

Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…

3 horas ago

Receita esclarece sobre IOF em novas linhas de crédito rural e habitacional

Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…

6 horas ago

Reforma Tributária: adaptar-se é questão de sobrevivência

Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…

7 horas ago

Super MEI: Comissão do Senado aprova aumento no limite para R$ 140 mil

Para suavizar a transição do regime, houve a criação de uma faixa intermediária de contribuição

8 horas ago