Saiba quais segurados do INSS têm direito à aposentadoria por tempo de contribuição

A aposentadoria por tempo de contribuição é aquela que permite que independente da idade, mulheres que cumpram o requisito de 30 anos de tempo de contribuição e homens que completem 35 anos de tempo de contribuição possam se aposentar independente da idade. 

Apesar de não interferir na contagem do tempo, a idade repercute no cálculo, pois nesse tipo de aposentadoria há a incidência do fator previdenciário que pode reduzir o valor do benefício do segurado. 

O Regime Geral de Previdência Social (RGPS) engloba 6 classificações de tipos de segurado, quais sejam: 1) empregado; 2) trabalhador avulso; 3) empregado doméstico; 4) segurados especiais; 5) contribuinte individual e 6) segurado facultativo. 

Desse grupo, os únicos que não podem se aposentar por tempo de contribuição são: 

  • Segurados especiais: que são aqueles pequenos produtores rurais (até 4 módulos fiscais) que trabalham sozinhos ou em grupo familiar na agricultura, ou seringueiro, extrativista vegetal ou pescador artesanal.

Caso esses queiram ter direito à aposentadoria por tempo de contribuição, devem contribuir também de forma facultativa com alíquota de 20%. 

  • Contribuinte individual (incluindo o MEI) que contribuam com as alíquotas de 11% ou de 5% sobre um salário-mínimo (LC n. 123/2006), a não ser que haja complementação das contribuições calculada na alíquotas de 9% e 15%, com juros, a qualquer tempo.
  • Segurados facultativos que contribuam com as alíquotas de 11% ou de 5% sobre um salário-mínimo (aqueles sem renda própria que se dedicam exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, desde que pertencente a família de baixa renda), a não ser que haja complementação das contribuições calculada na alíquotas de 9% e 15%, com juros, a qualquer tempo.

Enquadrando-se nessas exceções, procure um advogado especialista em Direito Previdenciário para auxiliá-lo no planejamento de sua aposentadoria.

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Conteúdo original Brito e Simonelli Advocacia e Consultoria

loureiro

Recent Posts

Maquininhas Point Pro 3 e gestão integrada: como conectar suas vendas ao controle financeiro do negócio

Em um cenário onde a eficiência financeira é determinante para o sucesso dos pequenos e…

17 minutos ago

IBGE anuncia novo processo seletivo com 9.580 vagas temporárias

Publicação do edital está prevista para novembro e a aplicação das provas será em janeiro…

39 minutos ago

Reforma Tributária: Onde Estamos e o que o Contador Precisa Saber Agora

Com a aprovação da Emenda Constitucional 132/2023, a Reforma Tributária sobre o consumo no Brasil…

48 minutos ago

Receita abre consulta a lote residual do IR de R$ 602,9 milhões HOJE (24)

O valor total do crédito é de R$ 602.957.179,71. Veja como consultar

2 horas ago

13º do INSS em novembro: veja quem recebe e as datas de pagamento

INSS detalha as regras de pagamento do 13º Salário

2 horas ago

REFORMA TRIBUTÁRIA E O REEMBOLSO DE DESPESAS: COMO EVITAR QUE UM REPASSE FINANCEIRO VIRE IMPOSTO A PAGAR

*Este conteúdo é de publicação exclusiva do Jornal Contábil em parceria com a Pigatti. A…

2 horas ago