Chamadas
Saiba quais segurados terão a dívida perdoada pelo INSS
Em resumo, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com débitos originados de benefícios recebidos indevidamente não terão mais que arcar com a dívida.
Para uma melhor contextualização, quando ocorre fraude nos repasses do instituto, ou seja, um pagamento indevido, o INSS abre um processo administrativo instituindo a devolução dos valores que não deveriam ter sido concedidos. Caso a quantia não seja devolvida, a pessoa tem o nome incluído na Dívida Ativa da União.
No entanto, mediante decisão do Ministro Humberto Campbell do STJ (Supremo Tribunal de Justiça), quem foi contemplado por repasses do instituto que não deveria receber, não terão que pagar com o débito gerado pela situação.
Conforme a referida decisão, serão anulados todos os débitos dessa natureza, registrados até 18 de janeiro de 2019. Segundo Campbell, a medida foi motivada pela ausência de uma ampla defesa para os assistidos do INSS e brechas na lei.
De todo modo, serão beneficiados pela medida devedores com débitos ativos antes de maio de 2017 ou em um período anterior a 18 de janeiro de 2019. Este grupo de segurados terá o nome excluído da Dívida Ativa.
Por fim, o advogado membro da Faaperj, Guilherme Portanova acrescenta que “da mesma forma os débitos em razão de fraude, dolo ou coação (iniciadas antes da Lei 13.846/2019) também terão que ser reiniciadas por meio de procedimentos administrativos”, explica.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
-
Contabilidade2 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional2 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Contabilidade1 dia ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios2 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Receita Federal20 horas ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
INSS2 dias ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS
-
Contabilidade3 dias ago
Contabilidade: 2 obrigações vencem essa semana. Atente aos prazos!
-
Fique Sabendo3 dias ago
Pix automático passa a valer. Veja como funciona