Categories: Sem categoria

Saiba qual é o prazo para a recuperação de créditos tributários

Quanto o assunto é a restituição de créditos tributários, muitas empresas ainda têm uma dúvida comum: qual é o prazo para a submissão do processo de recuperação de créditos junto à Receita Federal?

De acordo com a Campconsulting, especialista na restituição de créditos com retenção na fonte para empresas prestadoras de serviços, o prazo vai depender da condição do pedido. Para quem nunca o fez, ao submeter o processo, o governo tem o prazo normativo de um ano para analisá-lo e dar o parecer. No entanto, na prática, este prazo pode ser estendido para 3 a 5 anos.

Com experiência de mais de uma década na área, nós, da Campconsulting, atuamos diretamente junto ao Fisco para reduzir este tempo e fazer com que as empresas atendidas recuperem seus créditos em um período muito mais curto. Para que isso seja possível, nossos profissionais entendem a fundo a complexidade burocrática da legislação brasileira e atendem a todos os requisitos a fim de diminuir o tempo de análise por parte da Receita, agilizando o deferimento do referido processo. Se necessário, pode ser feita intervenção via ação judicial junto ao Fisco.

No entanto, é preciso que o contribuinte fique atento ao prazo para a submissão desse processo, uma vez que a recuperação dos créditos acumulados pode ser feita apenas com base no histórico contábil dos últimos cinco anos. O direito aos créditos anteriores a este período é prescrito e, por isso, não pode ser requerido.

Por essa razão é essencial a participação da área de contabilidade na organização dos lançamentos contábeis da empresa, É preciso ter capacitação na hora de apurar os impostos, para que sejam devidamente identificados os créditos a serem compensados, aos quais o contribuinte tem direito. Neste caso, a Campconsulting oferece uma equipe dedicada para ajudar as empresas na difícil tarefa de estruturar o histórico e apontar com eficiência os tributos que podem ser restituídos.

Muitos empreendedores ainda são reticentes quando a proposta é acionar a Receita Federal para a restituição de seus créditos acumulados. O que esses empreendedores devem ter em mente é que a recuperação dos tributos pode representar um novo fôlego aos negócios, especialmente em meio à crise político-econômica do país. Além disso, a restituição é direito do contribuinte!

A grande maioria das empresas (96%) que apostaram na parceria com a Campconsulting, em pouco tempo, foram ressarcidas. Contate nossos especialistas para obter mais informações sobre os prazos e a forma de recuperar, com mais rapidez, os créditos tributários que a sua empresa tem direito!

Via campconsulting

loureiro

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago