Chamadas
Saiba quando a multa de 40% do FGTS é paga ao trabalhador
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), diz respeito a um direito de todo trabalhador CLT, todavia, o acesso aos valores depositados no fundo, somente são permitidos em situações específicas.
Dentre as possibilidades de saque do FGTS, está a retirada do fundo em casos de demissão, todavia, nem todos os tipos de dispensa concedem este direito, tampouco, a multa de 40% sobre o fundo, paga na rescisão.
Neste sentido, a multa é concedida quando a demissão parte do empregador. Além disso, é necessário que não haja motivos graves que tenham levado a dispensa do funcionário. Em outras palavras, o FGTS + a multa de 40% é paga ao trabalhador em casos de demissão sem justa causa.
Cabe salientar que funcionários dispensados de maneira consensual, ou seja, quando a dispensa é de vontade tanto do empregador como do funcionário, também terão o fundo. No entanto, a multa rescisória é reduzida para 20%, e o FGTS para 80%.
Diante disto, é preciso enfatizar que trabalhadores dispensados por justa causa, e pessoas que pediram demissão, não terão direito a multa de 40% sobre o fundo.
A multa de 40% é paga aos adeptos do saque-aniversário?
Para quem ainda não sabe, o saque-aniversário diz respeito a uma das maneiras de resgatar o FGTS. A modalidade permite a retirada de parte do saldo do fundo, anualmente, no mês de aniversário do trabalhador, como o nome já sugere.
Em relação à dúvida que intitula este tópico, é um questionamento pertinente já que quem adere ao saque-aniversário, perde o acesso ao FGTS em eventuais demissões sem justa causa.
No entanto, a multa de 40% continua sendo devida nesses casos, pois, a conjuntura da dispensa não muda, de modo que permanece não havendo uma falta grave, que justifique a demissão.
-
Contabilidade3 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional15 horas ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária3 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios3 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional1 dia ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep