Os trabalhadores vão poder sacar o PIS de R$ 1.212 até o dia 29 de dezembro de 2022, na Caixa Econômica Federal. Os recursos estão destinados para quem atua em empresa privada.
Para ter direito ao benefício é preciso ter trabalhado por 12 meses seguidos no ano-base 2020.
O Programa de Integração Social (PIS) foi criado por meio da Lei Complementar n° 7/1970 que buscava a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. O pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa.
No entanto, os servidores públicos também foram contemplados através do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), instituído pela Lei Complementar n° 8/1970, com o qual União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios contribuem com o fundo destinado aos empregados do setor público. O pagamento do PASEP é feito pelo Banco do Brasil.
Os trabalhadores com carteira assinada que estiverem cumprindo os seguintes requisitos:
Quem trabalha na iniciativa privada pode fazer uma consulta por meio do aplicativo Caixa Tem ou aplicativo Caixa Trabalhador (disponíveis para Android e iOS).
O cidadão também pode ter acesso a informações em relação ao PIS pelo telefone 0800 726 0207 (atendimento Caixa).
Outro acesso às informações sobre o programa estão disponíveis nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e da Previdência.
Para os trabalhadores que são correntistas da Caixa, o pagamento do benefício acontece via conta corrente ou poupança Caixa. O trabalhador também pode ter acesso ao benefício por meio do app Caixa Tem.
Para sacar o valor em espécie, é preciso possuir o Cartão Cidadão e senha. Neste caso, basta se dirigir aos caixas eletrônicos, lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui.
Para quem não possui o Cartão Cidadão, basta ir a uma agência da Caixa, tendo em mãos um documento oficial com foto e CPF.
Terão direito ao Pasep os servidores públicos federais, estaduais e municipais e os empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista, independentemente do regime jurídico ao qual se subordina a relação de trabalho (regime jurídico único, CLT ou regidos por legislação própria).
O abono é um benefício concedido para os trabalhadores cadastrados no PIS/PASEP há 5 anos ou mais, que tenham sido declarados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais – RAIS, recebido a média de até 2 salários-mínimos no ano de referência do pagamento e trabalhado no mínimo 30 dias no ano-base de 2020.
O correntista e poupador do BB receberão o seu crédito em conta corrente ou poupança. Os demais podem optar por fazer uma transferência do seu abono para outro Banco.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…