Imagem por @vgstockstudio / freepik
No conteúdo de hoje vamos falar sobre a prorrogação do salário-maternidade que foi regulamentada em certas situações.
Quando um filho nasce, ou até mesmo a adoção de uma criança, toda a rotina da família muda, envolvendo uma demanda diferente.
Continue conosco e entenda mais sobre o assunto.
Este benefício é um amparo para as pessoas que precisam se afastar das suas atividades laborais, sendo:
Este benefício é muito importante para as famílias brasileiras, pois, com ele as famílias podem estar seguras, tendo uma fonte para manter seu próprio sustento.
Para requerer este benefício é necessário que a mãe ou responsável se enquadre nos requisitos que vamos citar logo abaixo:
Foi determinada a prorrogação do benefício, em casos que ocorrerem complicações médicas relacionadas ao parto e necessidade de internação hospitalar da segurada ou do recém-nascido.
Esta prorrogação tem o objetivo de preservar a convivência entre mãe e filho, é preciso que seja aplicada juntamente aos requerimentos de salário-maternidade com fato gerador a partir de 13 de março de 2020, mesmo que o requerimento seja realizado após a alta de internação.
Esta prorrogação ocorreu por meio da Portaria Conjunta n° 28 que informa o cumprimento de decisão cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade n° 6.327, do Supremo Tribunal Federal.
Não foram alterados a data de início do benefício e a data do início do pagamento, portanto continuam sendo fixadas na data do parto ou até 28 dias antes.
Mas em situações em que a mãe ou o filho precisem de períodos maiores de recuperação, o salário-maternidade será pago durante 120 anos.
Para solicitar esta prorrogação é necessário ligar na Central no 135, através do protocolo do serviço de “Solicitar prorrogação de Salário-Maternidade” a começar do processamento da concessão do benefício.
É necessário também ter o documento médico que comprove a internação ou alta prevista.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por: Laís Oliveira.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…