Lula sanciona lei que amplia licença-maternidade em caso de internação / Imagem canva pro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que estende a licença-maternidade e o salário-maternidade quando a mãe ou o bebê precisam ficar internados por mais de duas semanas após o parto.
Agora, o período de 120 dias de afastamento começa a ser contado a partir da alta hospitalar. A nova regra altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a lei de benefícios da Previdência Social, confirmando o que já vinha sendo decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A sanção aconteceu durante a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília. Em seu discurso, o presidente destacou que a democracia precisa ouvir as mulheres e garantiu que o governo trabalhará para que os direitos femininos não sofram retrocessos.
Leia também:
Além da licença, Lula também sancionou a lei que cria a Semana Nacional de Conscientização sobre os Cuidados com Gestantes e Mães. O evento será realizado em agosto, com foco nos primeiros mil dias de vida da criança.
A nova lei reforça um entendimento já consolidado no STF. Em 2020, por exemplo, a Corte decidiu que a licença-maternidade deveria começar a ser contada a partir da alta hospitalar.
Em 2025, a 2ª Turma do STF ampliou esse entendimento para a licença-paternidade, determinando que o prazo também começasse após a alta hospitalar do recém-nascido, a fim de garantir a convivência familiar.
Curso e-Simples:
Curso de Recuperação do Simples Nacional. Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias!
Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…