Imposto de Renda
Sancionada Lei que garante isenção de IR até R$ 5 mil sem prazo de validade
Para os profissionais e escritórios contábeis, a sanção da Lei exige uma atenção constante ao planejamento e às atualizações fiscais
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 15.246/25, que consolida em caráter permanente as alterações propostas pelo governo no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). A nova legislação foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (31).
A principal mudança garantida pela lei é a validade indeterminada para a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Anteriormente, essa alteração teria validade de apenas cinco anos. A lei confere segurança jurídica ao contribuinte.
A Lei 15.246/25 é resultado do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 1/25, de autoria do Poder Executivo, e aprovado na semana passada pelo Congresso Nacional. O texto também promove outras alterações na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025.
Leia também:
- Quando Contadores e Advogados Descobrem que a IA Não É “Só Apertar Botão”: Por Que a Pressa Pode Sabotar o Aprendizado
- Reforma Tributária: Especialista alerta para “erro fatal” em estruturas societárias e logísticas
- Produtividade contábil: como medir, melhorar e automatizar processos no seu escritório
- Contabilidade atrasada pode doer no seu bolso. Veja como evitar
- Bolsa Família inicia os pagamentos de novembro. Confira!
Impacto para a Classe Contábil
Para os profissionais e escritórios contábeis, a sanção da Lei 15.246/25, juntamente com as demais alterações na LDO, exige uma atenção constante ao planejamento e às atualizações fiscais:
- Segurança Jurídica e Planejamento: A garantia de validade indeterminada para a nova faixa de isenção do IRPF (se aprovada) e a permanência dos incentivos fiscais para o esporte reforçam a previsibilidade tributária. Isso facilita o planejamento tributário de longo prazo para pessoas físicas e empresas, um serviço essencial prestado pelos contadores.
- Monitoramento Orçamentário: As mudanças em regras fiscais e orçamentárias, como a manutenção da meta fiscal e a ampliação do prazo para envio de créditos adicionais ao Orçamento de 2025 (até 29 de novembro), exigem que os contadores monitorem de perto esses desdobramentos.
- Orientação a Clientes: Os profissionais da contabilidade devem orientar seus clientes sobre o caráter permanente do benefício (quando for plenamente aprovado), evitando incertezas futuras. Além dos reflexos das regras de meta fiscal e créditos adicionais no cenário macroeconômico, que podem impactar o ambiente de negócios.
Outras mudanças na LDO
- Esporte: Concede caráter permanente aos benefícios tributários para o esporte, já previstos na Lei 11.438/06 (Lei de Incentivo ao Esporte).
- Créditos Adicionais: Permite que o Executivo envie os créditos adicionais ao Orçamento de 2025 ao Congresso até 29 de novembro de 2025.
Curso Viver de Contabilidade:
Transforme seu conhecimento em resultado!
Todos os procedimentos contábeis na prática que o mercado exige. Comece agora aqui!
-
Fique Sabendo5 dias agoRG antigo vale até quando? Veja prazo e benefícios da nova Identidade
-
Reforma Tributária5 dias agoComo definir CST e cClassTrib: passo a passo prático para a Reforma Tributária
-
Contabilidade5 dias agoEsquema de Venda de Sentenças no STJ Revela Corrupção Milionária e envolve contador, Doleiros e Empresários
-
Economia5 dias agoBoletim Focus: veja as projeções para inflação, PIB e juros
-
Contabilidade3 dias agoReceita Federal torna DTE obrigatório a partir de 2026
-
Fique Sabendo4 dias agoBC anuncia ferramenta para bloquear criação de chaves Pix em nome de clientes
-
Reforma Tributária2 dias agoReforma da Renda 2025: O Dilema Estratégico da Distribuição de Lucros
-
Contabilidade2 dias ago46% das empresas ainda não compreendem a funcionalidade da declaração EFD-Reinf, aponta pesquisa da NTT DATA

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.