Photo by @noxos / freepik
Durante esse momento de pandemia, muitas pessoas se perguntam se os valores de FGTS podem ser repassados para os seus herdeiros.
E hoje explicaremos que sim, a concessão do FGTS pode ser aprovada no caso de morte do titular.
Lembrando que sempre terá algum gerenciamento da Caixa Econômica Federal, e que o resgate só pode ser realizado em situações específicas.
O FGTS começa a ser acumulado no momento em que uma pessoa passa a trabalhar de carteira assinada, e no caso de falecimento do indivíduo, toda a quantia acumulada não se perde e pode ser repassada.
Para ter acesso aos valores inerentes do FGTS, o herdeiro precisa comprovar um vínculo se enquadrando em alguma das posições abaixo:
Lembrando que se o falecido não tiver dependentes declarados, os herdeiros podem ingressar com o pedido através de um alvará judicial.
Caso a Justiça autorize, mediante comprovação do vínculo, o FGTS poderá ser retirado pelo herdeiro, sendo que, se houver mais um herdeiro, o benefício deverá ser dividido entre eles, em comum acordo.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Novo sistema permite que mais de 16 milhões de microempreendedores definam seu plano de pagamento
A ferramenta consolida informações sobre o estoque de créditos tributários sob gestão da instituição
O governo anunciou que o Programa Reforma Casa Brasil entrará em vigor a partir do…
Os cassinos online cresceram num ritmo impressionante nos últimos anos — tanto no Brasil quanto…
As entidades sindicais com cadastro ativo no CNES não sofrerão nenhum impacto no seu registro…
A aprovação da Reforma Tributária no Brasil, com a transição para o Imposto sobre Valor…