Quando um indivíduo não tem o Cartão Cidadão, perdeu o cartão, ou ainda não recebeu o cartão, pode ser necessário realizar o saque do FGTS ou do seguro desemprego sem possuir o cartão. É possível, apesar de exigir algumas etapas a mais do interessado.
Sacar seguro desemprego na boca do caixa: passo a passo
O trabalhador tem que solicitar o benefício do Seguro Desemprego nas SRTE – Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, SINE – Sistema Nacional de Emprego, agências credenciadas da CAIXA e outros postos credenciados pelo MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.
Se o cidadão tem conta Poupança, conta Caixa Fácil, ou Conta Corrente na CAIXA, o valor do seguro desemprego pode ser creditado diretamente na conta.
Se a autorização para o crédito na conta não foi dada durante o pedido do seguro desemprego e, por algum motivo, é necessário fazer o saque sem o cartão cidadão, serão necessários os seguintes documentos para realizar o saque na boca do caixa de uma agência da CAIXA:
De qualquer forma, ao fazer seu pedido do seguro desemprego, faça também seu pedido do cartão cidadão. Não deixe de fazer seu cartão do cidadão, atualizar sua senha, ou fazer uma senha nova com um gerente CAIXA, para poder sacar seu seguro desemprego sem ser na boca do caixa.
Como sacar o FGTS? Sem cartão cidadão
Primeiro, você tem que verificar se você tem direito ao saque do FGTS. Alguns lembretes são válidos para quem vai fazer o saque:
Os documentos necessários para efetuar o saque do FGTS na boca do CAIXA sem o Cartão Cidadão são, para todos os que vão sacar o benefício:
Para funcionários que tem contrato temporário, empresas que declararam falência, entraram em acordo judicial, ou em Programas de Demissão Voluntária:
Para trabalhadores que estão realizando o saque do FGTS por terem entrado com a aposentadoria:
Para casos de desastres naturais, e situações de emergência ou estado de calamidade pública, reconhecido por órgão público:
Para o caso de suspensão do trabalho Avulso:
Para o caso de falecimento do trabalhador, é importante ressaltar que antes do saque, o saldo do FGTS deve ser declarado para integrar o espólio. O saque pode resultar nesse mesmo tendo que ressarcir o espólio do falecido com juros e correção monetária. Os documentos para o saque do FGTS do falecido são:
Para portador de HIV, dependente, ou portador de doença grave, ou estado terminal:
É possível sacar o dinheiro do FGTS sem o cartão cidadão para liquidar, amortizar, ou pagar parte das prestações do financiamento habitacional, desde que o trabalhador tenha 3 anos de trabalho sob regime FGTS, consecutivos ou não, desde que o interessado atenda a algumas exigências. Lembrando que não será um saque em si, pois o dinheiro irá direto para o pagamento do saldo devedor ou das parcelas.
Para saques no valor acima de R$1.500, obrigatoriamente, será necessário procurar uma agência da CAIXA para efetuar o saque.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Conteúdo via Ponto RH
Fique por dentro de tudo a respeito do imposto sobre herança
Com 52% planejando antecipar o FGTS antes da nova regra, entenda o que muda, quem…
Lei trabalhista em vigor traz muitos benefícios aos trabalhadores e a maioria desconhece
O papel do contador está sendo reimaginado no mercado brasileiro, migrando da conformidade para a…
Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…
Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025