Saúde lança consulta pública sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência

O Ministério da Saúde vai abrir consulta pública, nesta quinta-feira (18), para receber contribuições da sociedade e especialistas para a revisão da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência. Com a participação social, a pasta tem como objetivo aprimorar e atualizar a política, de acordo com as demandas e necessidades deste público. O documento vai subsidiar decisões e estratégias para ampliar e qualificar o acesso aos serviços de saúde das pessoas com deficiência. A consulta terá prazo de 30 dias e estará disponível neste link.

“A Política Nacional da Pessoa com Deficiência foi esquecida na gestão passada, o que comprometeu a liberação de recursos para obras e habilitações de serviços, por exemplo. Além da continuidade dessas ações, a retomada da política significa adequar às reais necessidades deste público para atender melhor e de forma mais ampla as pessoas com deficiência”, destacou o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.

Leia também: Novas Medidas Promovem A Inclusão De Advogados Com Deficiência

O texto original retrata a situação das pessoas com deficiência ante a realidade e os dados disponíveis à época, que atualmente se mostram limitados ou inexistentes e seu uso é inapropriado à realidade atual das pessoas com deficiência no país.

Para a diretora do Departamento de Atenção Especializada e Temática do Ministério da Saúde, Suzana Ribeiro, a retomada da política vai além da sua continuidade. “Hoje temos novas demandas da sociedade, com surgimento de novas patologias, novos casos e agravos, que determinam o aparecimento de deficiências e sequelas como, por exemplo, a Covid-19, além de outras, como o transtorno do espectro autista – que hoje tem um entendimento muito maior por parte da sociedade, em relação à necessidade de atendimento, de acesso e oferta de serviços”, explica.

Designed by @pressfoto / freepik

O requerimento para realização de consulta pública foi uma iniciativa do deputado federal Duarte Jr, que acredita que o texto atual deve passar por atualizações, baseadas nas experiências de quem convive com a pauta. “Acredito que uma comunicação direta com a sociedade, ouvindo sugestões, é fundamental para que a norma atenda às necessidades das pessoas com deficiência”, destacou o parlamentar, que é pai de um bebê de oito meses com Síndrome de Down, também conhecida como trissomia do cromossomo 21.

Em mais de duas décadas, houve diversos avanços e conquistas em termos culturais, científicos, sociais, políticos, filosóficos, legais, entre outros aspectos, e além dos desafios que persistiram, outros surgiram em decorrência das recentes mudanças populacionais, sociais e econômicas, que afetam, sobretudo, as pessoas com deficiência. Nesse sentido, o Ministério da Saúde garante o esforço para revisão e atualização da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, tendo como premissa básica a garantia da participação social em todas as etapas deste processo.

Leia também: Elaboração De Plano Para Pessoas Com Deficiência Deve Ocorrer Em Até 120 Dias

A Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência (PNSPD) foi instituída por meio da Portaria GM/MS nº 1.060, de 5 de junho de 2002, sob o título de “Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência”, a qual teve seu nome atualizado quando da publicação da Portaria de Consolidação GM/MS Nº 2, de 3 de outubro de 2017, sendo seu teor mantido tal qual o texto original.

Fonte: Ministério da Saúde

Gabriel Dau

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

3 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

3 dias ago