Fique Sabendo

Secretaria de Relações do Trabalho atualiza Manual do Sistema Mediador

A Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) disponibilizou na sexta-feira (22) a nova versão do Manual do Sistema Mediador, que orienta o uso da plataforma responsável pelo registro de convenções, acordos coletivos e termos aditivos, além da solicitação de mediações coletivas de trabalho.

A atualização tem como objetivo facilitar a utilização do sistema por entidades sindicais de trabalhadores, empregadores e empresas, garantindo maior clareza nos procedimentos e ampliando a transparência das negociações coletivas.

O Sistema Mediador é a ferramenta oficial do MTE para dar validade jurídica e publicidade às cláusulas pactuadas entre as partes, conforme previsto nos artigos 614 e 615 da CLT. A plataforma também possibilita que sindicatos e empregadores solicitem a atuação de mediadores públicos em casos de impasse ou descumprimento da legislação trabalhista.

Leia também:

Entre as novidades do manual estão:

  • instruções detalhadas para registro e acompanhamento de instrumentos coletivos;
  • funcionalidade de importação de cláusulas e anexos de negociações anteriores;
  • orientações para solicitação de mediação coletiva, inclusive por videoconferência;
  • seção de Boas Práticas Trabalhistas, que reúne exemplos de cláusulas já pactuadas, incentivando a promoção da justiça social, diversidade e sustentabilidade nas relações de trabalho.

Segundo a Secretaria de Relações do Trabalho, a atualização representa um avanço na padronização e simplificação dos processos, reforçando o compromisso do MTE com o fortalecimento do diálogo social.

A atualização também reforça a necessidade de cadastro ativo e diretoria vigente das entidades sindicais no CNES (Cadastro Nacional de Entidades Sindicais) para a utilização plena da ferramenta.

Com a nova versão, de acordo com a Coordenadora-Geral de Relações do Trabalho, Rafaele Rodrigues, a SRT busca aperfeiçoar a experiência de sindicatos e empresas no uso do Sistema Mediador, tornando os processos de negociação coletiva mais acessíveis, padronizados e transparentes, em consonância com a política de fortalecimento do diálogo social promovida pelo MTE.

O novo manual já está disponível na plataforma do Sistema Mediador e pode ser acessado por sindicatos, empregadores e demais interessados, aqui.

Fonte: Ministério do Trabalho

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Receita Federal alerta contribuintes para novo golpe

A Receita Federal emitiu um alerta aos contribuintes sobre um novo golpe que tem se…

13 horas ago

Outubro das PMEs: 3 em cada 4 novos negócios nascem pequenos e já digitais

Entre janeiro e julho de 2025, 97% das novas empresas abertas no Brasil foram micro…

13 horas ago

Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço

A Receita Federal vai realizar um leilão com produtos apreendidos e abandonados, oferecendo itens com…

14 horas ago

Estudo da Thomson Reuters aponta tecnologia e parceiros especializados como fatores decisivos para o sucesso na reforma tributária

Estudo mostra divisão clara entre empresas que já avançaram para adaptação (35%) e as que…

14 horas ago

Especialistas em Revisão Tributária Buscam Parceiros

Com foco na revisão de custos para empresas do Lucro Real e Presumido, especialistas buscam…

15 horas ago

NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas

As novas exigências trazem benefícios para trabalhadores e demanda fortalecimento da gestão interna das empresas

18 horas ago