Categories: ChamadasSaúde

Secretaria de Saúde discute novas relações de trabalho em Sergipe

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Vigilância em Saúde do Trabalhador, promoveu o Seminário Estadual de Vigilância em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, com o intuito de discutir as novas relações de trabalho, a informalidade e a precarização do mercado de trabalho. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Estácio e reuniu profissionais de saúde de todo Estado.

Com o tema central ‘Uberização do Trabalho: Paradoxo entre Empreendedorismo e Precarização’, representante das secretarias municipais de saúde puderam acompanhar palestras sobre a atual situação da relação de trabalho e o uso de plataformas digitais, além de discussões a cerca de síndrome de Burnout (que é um distúrbio causado pelo trabalho exaustivo) e as forma de enfrentamento do trabalho precarizado. O evento fechou as programações do Abril Verde, mês de atenção às vítimas de acidente de trabalho.

Leia também: Inscritos No Programa CNH Social De Sergipe Devem Regularizar Sua Situação

Fizeram palestras no evento o procurador do trabalho e coordenador regional da Codemat/SE, Marcio Amazonas Cabral de Andrade, o psicólogo do Cerest, Elder Mago Freitas Santos e o coordenador do Cerest Estadual, Igor Coelho Nunes.

A gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador da SES, Christiane Hora, destacou a necessidade de trazer um tema mais atual sobre a informalidade do trabalho, chamada de ‘uberização’. “Esta informalidade que está causando tantos acidentes, tantas doenças ocupacionais e que ainda estão silenciosas. Trazemos aos profissionais de saúde informações para que, em seus territórios, eles possam fazer a avaliação e notificar porque o trabalhador que está na informalidade, sem carteira assinada, é mais difícil de ser enxergado, no caso de um acidente ou doença ocupacional. A gente precisa entender melhor, com dados, os riscos que esses trabalhadores estão correndo para planejarmos ações de promoção à saúde deles”, disse.

Imagem por @senivpetro / freepik

A secretária do Programa Trabalho Seguro, do Tribunal Regional do Trabalho de Sergipe, Keyse Denise Freitas, falou sobre os efeitos dessa precarização na saúde. “Este evento é de suma importância porque é preciso discutir a precarização das relações de trabalho e os efeitos dessa precarização na saúde do trabalhador, principalmente. O Programa Trabalho Seguro, da Justiça do Trabalho, é um programa nacional que é desenvolvido por todos os Tribunais Regionais do Brasil. É necessário conscientização de toda a sociedade para a uberização do trabalho”, avaliou.

Leia também: Sergipe Realiza Dia D De Vacinação No Próximo Sábado (03/05)

De acordo com a coordenadora do Cerest Regional de Lagarto, Patricia Fontes, a precarização do trabalho invisibiliza o trabalhador e a sociedade precisa discutir mais isso. “Precisamos de mais eventos desses porque precisamos discutir muito essa precarização do trabalho que causa mais acidentes. O trabalhador não pode ser invisível e precisamos focar cada vez mais na saúde do trabalhador”, finalizou.

Fonte: Governo do Estado de Sergipe

Gabriel Dau

Recent Posts

Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela

O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…

5 horas ago

Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios

O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…

8 horas ago

Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…

8 horas ago

1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente

Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido

9 horas ago

BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto

A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…

10 horas ago

Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…

11 horas ago