Chamadas
Sefaz agora pode receber pagamento de tributos estaduais pelo Pix no Espirito Santo
A partir de agora, o contribuinte capixaba poderá pagar os Documentos Únicos de Arrecadação (DUAs) de tributos estaduais via Pix. A ação faz parte do Programa de Modernização da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e tem como objetivo levar praticidade para o cotidiano dos contribuintes.
O secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé, explicou que, com o Pix na Arrecadação, o contribuinte terá à disposição mais uma nova forma de pagamento, além do código de barras.
“Os contribuintes que emitirem DUA no do site da Secretaria da Fazenda passam a contar com a opção de pagamento das guias de tributos estaduais, por meio do QR Code do Pix, e, dessa forma, realizar os pagamentos em qualquer instituição bancária que operem com o Pix. Além disso, o contribuinte pode contar com a rede bancária dos agentes arrecadadores que têm convênio com o Governo Estadual, caso prefiram realizar o pagamento via código de barras”, disse Altoé.
Leia mais: Pix: Como as novas regras impactam as pequenas e médias empresas
Banestes
O auditor fiscal Geovani Brum, da Receita Estadual, ressaltou que a nova opção é um produto realizado em parceria com a Gerência de Arrecadação e Cadastro, a Gerência de Tecnologia e o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes).
“Com o trabalho capitaneado pelos auditores fiscais da Receita Estadual, conseguimos possibilitar que o contribuinte tenha mais liberdade na hora de realizar seus pagamentos. Pagando o DUA com o QR Code Pix, a informação do pagamento chega de forma mais rápida na Sefaz e, assim, o contribuinte conseguirá ter sua certidão e baixa de débito de forma mais célere, caso precise”, afirmou Brum.
Futuro de expansão
Em breve, a Secretaria da Fazenda pretende expandir esse serviço para outros canais, como o DUA Detran, o Dua Habilitação, a Junta Comercial e para outros órgãos que realizam a arrecadação de receitas, por meio de DUA.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional1 dia ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep