Sefaz amplia atendimento presencial do ITD no Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) ampliou o atendimento presencial na Auditoria Fiscal Especializada de ITD (Imposto sobre Transmissão Causa-Mortis e Doações de Quaisquer Bens e Direitos). A capacidade foi triplicada, tornando possível atender até 100 contribuintes por dia. Uma equipe formada por Auditores Fiscais da Receita Estadual e Analistas de Fazenda está trabalhando, em esquema de plantão, das 10h às 16h, para auxiliar os contribuintes na Avenida Erasmo Braga, 118, térreo, Centro.

O serviço está à disposição, preferencialmente, mediante agendamento no site www.fazenda.rj.gov.br/agendamento. Quem já tem um processo em andamento pode, antes de marcar horário, ligar para os telefones (21) 2333-1732 e (21) 2333-1734, verificar o dia em que o Auditor responsável estará no plantão e escolher esta data, facilitando o atendimento. Também por telefone, os contribuintes terão orientações sobre como agendar via internet.

Alguns dos serviços disponíveis são orientações específicas de processos em andamento e auxílio no preenchimento de declarações, soluções de dúvidas sobre procedimentos gerais, legislação e cumprimento de exigências ou intimações, pedidos de desarquivamento de processos físicos, emissão de cópia e autenticidade de declaração ou guia ITD e consulta de débitos.

“O mutirão do ITD que realizamos no fim do ano passado mostrou a necessidade de reestruturar o atendimento. Naquela oportunidade, recebemos mais de 1.800 contribuintes em 17 dias. Essa grande procura nos motivou a aumentar a capacidade de auxiliar e esclarecer as dúvidas dos cidadãos”, afirmou Leonardo Lobo, secretário de Estado de Fazenda.

Além do atendimento presencial, as equipes do plantão fiscal cuidam dos e-mails enviados para o endereço eletrônico itdatendimento@fazenda.rj.gov.br. As respostas são dadas, em média, em 24 horas nos dias úteis.

Mutirão melhora números do atendimento

Os resultados positivos do mutirão do ITD também podem ser vistos em números. Houve redução no volume de demandas na Ouvidoria da Sefaz-RJ em relação ao tributo: de 441 manifestações no trimestre anterior ao Mutirão (média de 147 por mês) para apenas 9 no mês passado.

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Gabriel Dau

Recent Posts

Imposto sobre herança: o que você precisa saber sobre o ITCMD em 2025

Fique por dentro de tudo a respeito do imposto sobre herança

12 horas ago

Trabalhadores estão antecipando o FGTS antes da nova regra; entenda

Com 52% planejando antecipar o FGTS antes da nova regra, entenda o que muda, quem…

12 horas ago

Guia do Trabalhador: 6 direitos garantidos pela CLT em 2025

Lei trabalhista em vigor traz muitos benefícios aos trabalhadores e a maioria desconhece

12 horas ago

Contabilidade: imensa transformação que aguarda o setor em 2026

O papel do contador está sendo reimaginado no mercado brasileiro, migrando da conformidade para a…

13 horas ago

Correios em crise: o retrato da ineficiência e do uso político das estatais brasileiras

Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…

15 horas ago

Saque-aniversário do FGTS sob novas regras a partir de novembro. Confira!

Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025

16 horas ago