Categories: DestaquesNews Yahoo

Segundo dados, empresas brasileiras perdem muito tempo com gestão tributária fiscal

Realizar a gestão tributária fiscal de qualquer empresa no Brasil leva 12 vezes mais tempo do que na Europa. O relatório do projeto Doing Business, financiado pelo Banco Mundial, afirma que as empresas brasileiras gastam em média 2.038 horas por ano para gerir tributos no país.

Na comparação mundial com outros países, o número dos dados do projeto impressiona. Na América Latina o tempo médio gasto na gestão de tributos é de 342,6 horas/ano, o número fica mais evidente para os países membros da OCDE (Organização para a Cooperação Econômica Europeia), onde o gasto é em média 162,4 horas por ano para fazer atividades associadas ao pagamento de tributos e entrega de informações ao governo.

Para o Especialista Contábil Tributário da SuperSoft Sistemas, Paulo Melito, a maior parte do tempo gasto com a gestão tributária fiscal no país decorre do excesso de informações e obrigações a serem entregues e a falta de automatização em processos. “Para o Brasil alcançar a média gasta pelos países membros da OCDE, seria necessário reduzir o tempo gasto em mais de 90% para atingir a média mundial gasta para gerir tributos no país”, afirma Melito.

Segundo pesquisa realizada pela consultoria EY (antiga Ernst Young) com 386 companhias com faturamento superior a R$ 78 milhões que estão obrigadas ao eSocial, nova obrigação exigida pela Receita Federal e que passa a valer no ano de 2018, 48% delas não tem nenhuma avaliação sobre quais mudanças terão de serem feitas para adotar completamente a nova obrigação.

Segundo Melito, é quase impossível realizar processos em uma empresa sem uma boa organização e um sistema de gestão eficiente que auxilie nos processos legais e gerenciais. Para o especialista as empresas precisam se organizar para entregar as obrigações da maneira que o fisco exige. “Não existe maneira de realizar procedimentos legais, tributários e fiscais sem um planejamento”, reforça Melito.

A Receita Federal estimou que 14 mil organizações estarão sujeitas ao eSocial em janeiro de 2018. Todas as empresas que estão obrigadas já devem começar a se organizar para não ter problemas com o fisco.

A empresa SuperSoft Sistemas desenvolveu um vídeo com o Especialista Contábil Tributário, Paulo Melito, esclarecendo as principais dúvidas sobre o eSocial, para ajudar profissionais a se preparar para a nova obrigação que passa a valer a partir de 2018. Clique aqui e assista agora ao vídeo sobre o eSocial, é gratuito.

Por SuperSoft Sistemas

loureiro

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

3 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

3 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

3 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

3 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

3 dias ago