A resolução n° 873/2020 publicada no Diário Oficial da União, suspendeu o prazo para solicitar o seguro-desemprego, enquanto durar o período de calamidade pública. Normalmente o empregado deve fazer o pedido em até 120 dias.
De acordo com o texto, a suspensão temporária se aplica aos requerimentos iniciados após a declaração do estado de emergência pública.
Sendo assim, todas solicitações, mesmo as judiciais, que questionavam e até indeferiram pedidos do seguro-desemprego em razão de prazo também passam a ser válidos.
Essa medida também se aplica à empregadores domésticos. A Lei estabelece que a solicitação do seguro-desemprego deve ocorrer dentro do prazo de 90 dias.
Se o empregado perder o prazo por motivo de força maior, terá de solicitar a revisão do indeferimento por meio de recurso administrativo.
Diversos trabalhadores relataram filas e dificuldades para solicitar o seguro-desemprego no início da pandemia.
O governo estima que existe uma demanda reprimida de cerca de 250 mil pedidos de seguro-desemprego entre março e abril deste ano.
Pessoas que teriam direito de pedir o seguro-desemprego e não fizeram porque as agências do Sine estão fechadas devido à pandemia da Covid-19.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante
Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…
Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…
Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…
Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…
Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…