Sem demonstração financeira no DOU: Entenda a decisão para sociedades limitadas de grande porte

Com a publicação do Ofício Circular n° 099/2008, passa a não ser mais obrigatório que empresas limitadas de grande porte publiquem suas demonstrações financeiras em Diário Oficial e jornais de grande circulação. A decisão, segundo a advogada tributarista do escritório Flávio Pinheiro Neto Advogados, Eduarda Prada Radtke, é recebida com otimismo pelos empresários.

“Com a retirada da obrigação, as empresas poderão redirecionar estes custos para outras estratégias do negócio, seja em divulgações pertinentes ao produto/serviço que entregam, seja em melhorias na estrutura da empresa ou mesmo no corte de gastos”, destaca.

Para a advogada, no entanto, é importante entender que o fato de não haver mais necessidade de uma publicação oficial dos resultados financeiros não desobriga a empresa de outros cuidados e ações relacionadas. “O que muda é que os negócios poderão manter estes dados de forma mais estratégica para a empresa, compartilhando apenas com os sócios, por exemplo. A transparência, a realização de auditorias e o alinhamento de dados para a tomada de decisão seguem sendo fundamentais para o bom andamento dos negócios”, diz.

Tema é discutido desde 2008

A desobrigação das publicações de demonstrativos financeiros pelas empresas limitadas de grande porte vem sendo discutida há bastante tempo. Em 2008, o Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração editou um parecer que visava tornar essas publicações facultativas. Até então, a não publicação dos demonstrativos só eram obtidos mediante mandados de segurança.

“Acredito que o movimento vem no sentido de dar ao empresário maior poder de decisão sobre o seu próprio negócio, além de criar estratégias que favoreçam a empresa. Essa medida é um passo importante que, junto com outras esperadas pelo empresariado, como o próprio avanço da reforma tributária, flexibilizará o desenvolvimento dos negócios no país”, reforça Eduarda.

Formado por uma equipe altamente qualificada, o escritório Flávio Pinheiro Neto Advogados destaca-se pela ampla competência técnica e pelo atendimento que valoriza a proximidade com os clientes.

Leonardo Grandchamp

Recent Posts

PIS/Pasep 2025 tem prazo para saque. Consulte para não perder benefício!

É fundamental ficar atento às datas e aos critérios para garantir que o dinheiro seja…

11 horas ago

Alerta Fiscal ICMS/SP: código “cBenef” será obrigatório em Nota Fiscal a partir de abril

Nova regra da Secretaria da Fazenda exigirá um código específico nas Notas Fiscais Eletrônicas para…

11 horas ago

Trabalho temporário: conheça as regras para as empresas e os direitos do trabalhador

Modelo de contrato de trabalho é bastante utilizado para atender crescimento de demanda do final…

12 horas ago

Reabilitação profissional do INSS: como fazer, benefícios e recursos

O programa atua como uma ponte, garantindo ao segurado a recuperação da sua qualidade de…

13 horas ago

Consultoria de investimentos: o que é e por que é importante

Com o aumento do interesse dos brasileiros por aplicações financeiras, cresce também a busca por…

13 horas ago

Salário Mínimo: confira o valor projetado pelo governo para 2026

Reajuste de 7,44% busca reposição real e alinha-se à política de crescimento econômico

13 horas ago