Sem-teto formado em Contabilidade em Harvard vive nas ruas

Era uma tarde de sábado no Superior Tribunal de Justiça de Washington quando Alfred Postell, diagnosticado com esquizofrenia e acusado de dormir ao lado de um prédio de escritórios no centro da cidade, ficou perante o juiz Thomas Motley. As informações são do Washington Post.

O cabelo grisalho e a barriga saliente se destacavam em Postell, assim como sua barba emaranhada. “Você tem o direito de permanecer em silêncio”, disse um funcionário do tribunal. “Tudo o que disser, exceto para o seu advogado, pode ser usado contra você.”

“Eu sou advogado”, respondeu o acusado. “Sou graduado pela Escola de Direito de Harvard em 1979.”

A afirmação chamou a atenção do juiz, que também se formou em Harvard no mesmo ano. Ele reconheceu o acusado como seu colega de classe. “Eu me lembro de você”, disse o juiz. “Mas não tenho escolha”, acrescentou, antes de mandar Postell para a cadeia.

O sem teto tem três diplomas: um em contabilidade, um em economia e um em direito. Nascido em 1948, ele é filho único de uma mãe costureira e um pai que trabalhava instalando toldos.

No livro dos formandos de 1979 da Escola de Direito de Harvard há diversas figuras conhecidas nos Estados Unidos. Há o juiz da Suprema Corte, John Roberts. Ray Anderson, que mais tarde se tornou vice-presidente executivo de operações da principal liga de futebol americano do mundo, a NFL, também está lá. O juiz Thomas Motley aparece vestido de terno e gravata. E há Alfred Postell.

“Ele era brilhante e fazia perguntas introspectivas que chegavam ao fundo das questões levantadas nas aulas”, disse um ex-colega de sala. “Ele trabalhou muito duro e foi extremamente disciplinado”, afirmou outro homem.

LaTonya Sellers, parente de Postell, explicou como foi o surto psicótico que o afetou. “Ele estava vivendo uma vida rica. Então ele simplesmente, de repente, perdeu a linha. Ninguém sabe exatamente por que isso aconteceu. Ele perdeu todos os seus bens materiais. Tem sido uma loucura desde então.”

Mas ainda há esperança para Postell. A equipe de saúde mental do Green Door começou a trabalhar com ele, assim como a ONG Caminhos para a Habitação, que ajuda os sem-teto do país, além de sua mãe estar juntando dinheiro para tentar tirá-lo da rua. (Com portal R7)

loureiro

Share
Published by
loureiro

Recent Posts

Imposto sobre herança: o que você precisa saber sobre o ITCMD em 2025

Fique por dentro de tudo a respeito do imposto sobre herança

13 horas ago

Trabalhadores estão antecipando o FGTS antes da nova regra; entenda

Com 52% planejando antecipar o FGTS antes da nova regra, entenda o que muda, quem…

13 horas ago

Guia do Trabalhador: 6 direitos garantidos pela CLT em 2025

Lei trabalhista em vigor traz muitos benefícios aos trabalhadores e a maioria desconhece

13 horas ago

Contabilidade: imensa transformação que aguarda o setor em 2026

O papel do contador está sendo reimaginado no mercado brasileiro, migrando da conformidade para a…

15 horas ago

Correios em crise: o retrato da ineficiência e do uso político das estatais brasileiras

Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…

16 horas ago

Saque-aniversário do FGTS sob novas regras a partir de novembro. Confira!

Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025

17 horas ago