Seplag-MG aumenta participação na Rede Linguagem Simples Brasil

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) já é membro atuante do Núcleo Gestor da Rede Linguagem Simples Brasil (Rede), iniciativa que visa garantir uma comunicação compreensiva e empática na administração pública no país. 

O objetivo é aproximar as pessoas e o setor público por meio da metodologia de Linguagem Simples. 

Fundada em março de 2021, a rede reúne entidades da sociedade civil e pessoas interessadas em propor e implementar formas de facilitar a linguagem nos serviços disponibilizados à população e desenvolver iniciativas para simplificar a comunicação entre o setor público e os cidadãos.

A Seplag-MG é representada por servidoras da Diretoria Central de Simplificação e Modernização Institucional. 

A diretora Central de Simplificação e Modernização Institucional da Seplag-MG, Amanda Dias, destaca que: “Participar da Rede Linguagem Simples Brasil de forma ativa no Núcleo Gestor possibilita ao Governo de Minas estar em um cenário de aprendizado, trocas de experiências e construção colaborativa em torno deste tema tão necessário para o aprimoramento da administração pública e dos serviços prestados para a população”.

Antes de ser convidada para integrar o Núcleo Gestor, atuando nas frentes de Planejamento e Conteúdo, a pasta já tinha feito a adesão feito adesão à Rede Linguagem Simples Brasil e participou de atividades como compartilhamento da experiência do Governo de Minas em Linguagem Simples no evento nacional “Encontros da Rede”.

Clarissa Nascimento Duarte, que também integra a Rede junto à servidora Giovanna Nogueira Machado Schffer, reforçou: “Nossa participação busca dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo de Minas para a melhoria dos serviços públicos. Além disso, é estar presente em um ambiente de trocas relevantes com pessoas que atuam nessa pauta por todo o Brasil, abrindo portas para ações conjuntas e de maiores proporções”.

Experiência de Minas

No último ano, a Seplag-MG implementou diversas iniciativas de Linguagem Simples no Estado, como o lançamento do Guia “Linguagem Simples na Gestão Pública”, 10 encontros do Grupo de Trabalho (GT) da temática e as nove oficinas ofertadas para a Rede de Simplificação, dentro do Programa de Desenvolvimento. 

Foram 89 pessoas capacitadas e mais de 2 mil visualizações na Aula Inaugural de Linguagem Simples no Youtube, entre outros resultados. 

Gabriel Dau

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

19 horas ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

23 horas ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

23 horas ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

24 horas ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago