Connect with us

Chamadas

Servidor público PSS tem direito a receber FGTS?

Autor: Ana Luzia Rodrigues

Publicado em

O servidor público conhecido como PSS (Processo Seletivo Simplificado) é aquele que é contratado pela administração pública por um tempo determinado, sem a prestação de concurso público.

Porém, este tempo não pode ultrapassar os 2 anos de prestação de serviços. Todavia, na grande maioria dos casos, o servidor contratado por Processo Seletivo Simplificado, trabalha por tempo indeterminado para a Administração, de forma sequencial, ou seja, mais de 2 anos no mesmo contrato ou sendo contratado diversas vezes seguidas, assinando novos contratos em todas essas vezes.

Com isso, além de tais ações acarretarem em uma forma de burlar o sistema de concursos públicos, descaracterizam o regime jurídico aplicável ao contrato. Dessa forma, consideram-se tais contratos sem validade ou nulos.

Assim, ao ser invalidado o contrato, gera-se o direito do servidor ao recebimento dos valores devidos à título de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) que não foram devidamente pagos.

Leia também: Trabalha sem carteira assinada? Você precisa saber disso!

Afinal, o servidor PSS tem direito ao FGTS?

Uma vez invalidado o contrato de trabalho, gera-se o direito do servidor temporário de receber os valores devidos à título de FGTS que não foram devidamente pagos. 

Assim, esses trabalhadores podem ingressar com uma ação requerendo o pagamento de FGTS e multa de 40%.

Tal direito, além de previsto em lei (Lei 8.036/1990) e em súmulas dos Tribunais Superiores, também já teve julgamento por parte Supremo Tribunal Federal. Inclusive, em tal decisão, o STF estabeleceu o entendimento para que a União, Estados e Municípios tenham a obrigação de pagar o FGTS a todos os servidores contratados sem concurso público.

Leia também: Veja o novo valor do Auxílio-Reclusão em 2023

Conclusão

Portanto, se você é servidor público e se encaixa nos requisitos citados, têm direito ao recebimento de seu FGTS, podendo pedir até os últimos cinco anos de trabalho ao serviço público. Trata-se de um direito adquirido do Servidor PSS.

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil